Quer ocupar o cargo de diretor de uma empresa? Confira as dicas

Quer ocupar o cargo de diretor de uma empresa? Confira as dicas

Atualizado: Terça-feira, 26 Julho de 2011 as 9:53

Ocupar um posto de diretor dentro de uma empresa pode não ser tão difícil quanto parece. A idade e a formação não importam tanto na hora de conseguir a vaga, o que realmente conta é a capacidade de liderar equipes e definir estratégias. Antes de mostrar interesse pela vaga, veja se você está apto para assumir a liderança e procure saber quais são os requerimentos necessários para ocupar o posto.

Na maioria das vezes, ser diretor implica em ser duro, ser responsável pelas consequências de seus atos e não deixar que alguns sentimentos tirem ou mudem sua capacidade de tomar decisões. Uma vez definidos os requerimentos do posto, procure conversar com os responsáveis pela equipe de Recursos Humanos para mostrar seu interesse pela vaga.

Um diretor deve cuidar de sua equipe de maneira estratégica e evitar a arrogância. Um exemplo prático de gestor que tem bom relacionamento com sua equipe é Steve Jobs, CEO da Apple. Jobs tenta dar a atenção necessária a todos os seus colaboradores e, em casos específicos, procura pessoalmente os funcionários para oferecer apoio e pedir opiniões.

A paixão pode ser um ponto de partida para muitos dos profissionais que querem subir de cargo dentro de uma empresa, porém não é a única característica que vai destacá-lo entre os outros colegas de trabalho. É importante mostrar que você possui características distintas dos outros membros da equipe e que pode aplicá-las para melhorar a gestão da empresa.

Existe uma fórmula para determinar como você deve chegar ao posto de diretor: procure medir a distância entre quem você é atualmente (em questão de conhecimento, habilidades e conquistas) e quais são as demandas do cargo de diretor. A partir daí é possível detectar como você vai cumprir com sua meta e quanto tempo deve demorar.

O mais importante na hora de definir seus planos de carreira é investir na capacitação pessoal, ou seja, dedicar um tempo da semana para estudos que possam desenvolver capacidades específicas. Também é interessante estabelecer quais são suas metas em questão de cargos dentro da empresa, pois são elas que te ajudam a decidir qual o melhor momento para pedir a promoção.

veja também