Rede Emancipa oferece 860 vagas grátis para cursinho pré-vestibular

Instituições não governamentais oferecem cursinho pré vestibular gratuito

Atualizado: Sexta-feira, 22 Fevereiro de 2013 as 10:47

 

cursinhoProjetos como o Sisu e o ProUni que oferecem vagas em universidades públicas para alunos das redes estaduais, vem crescendo cada vez mais e recebendo insentivo das autoridades para investir mais na gestão da educação superior no país.

Porém, antes mesmo que o governo tivesse essas iniciativas, muitas instituições não governamentais já procuravam auxiliar a população mais carente para ter acesso ao ensino de qualidade.

Há cinco anos, a Rede Emancipa, uma instituição não governamental, promover o acesso da população de baixa renda ao ensino de qualidade por meio de cursinhos pré-vestibular comunitários que oferecem aulas gratuitas, em regiões mais pobres.

Projetos como esse se espalharam pelo país e hoje alcançam não só São Paulo mas também outros estados como o Pará e o Rio Grande do Sul.

A iniciativa das instituições mobilizou professores e outros voluntários que conseguiram o apoio de escolas públicas e passaram a oferecer aulas semanais em período integral para alunos de baixa renda.

Para 2013 essas instituições, que ainda atuam constantemente em auxílio da população, tem previsto somente para a capital paulistana, 860 vagas disponíveis para esses alunos.

O objetivo da Rede Emancipa é de preparar os alunos para o Enem e os vestibulares e procura fazer um trabalho de conscientização política com os estudantes. “O cursinho tem que dar conta da realidade atual, que é o vestibular. Mas além das aulas preparatórias, temos muitos espaços de formação política, círculos de debate sobre temas atuais, como cotas, questões de gênero e direito à cidade”, diz Renan Teodoro de Oliveira, coordenador de uma das unidades da Rede.

Outro exemplo é a UNEafro Brasil (União de Educação Popular para Negras/os e Trabalhadores). A instituição tem 42 cursinhos no Estado de São Paulo, que oferecem aulas gratuitas de segunda a sexta-feira, também em período integral.

Esses e outros cursinhos gratuitos têm inscrições abertas para as aulas deste ano e se você gostaria de participar do projeto como beneficiado ou voluntário fique atento as informações a seguir.

 

·         Rede Emancipa

A Rede disponibiliza 860 vagas em sete localidades diferentes na capital paulista. As aulas gratuitas terão início no dia 2 de março. Inscrições e mais informações podem ser encontrados no site da Rede Emancipa.

 

·         UNEafro Brasil

A instituição tem vagas em 42 cursinhos comunitários espalhados pelo Estado de São Paulo. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 20h. As inscrições estão abertas pelo site da UNEafro Brasil.

 

·         Parceria CIEE –CPV Vestibulares

O CIEE, a sub-prefeitura de Ermelino Matarazzo e a CPV Vestibulares estão disponibilizando 500 vagas gratuitas para estudantes da Zona Leste de São Paulo. As aulas serão realizadas em dez locais diferentes: Artur Alvim, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Itaquera, Jardim Helena, Jardim Robru, Kemel, Móoca e São Miguel Paulista. As inscrições ficam abertas até o fim de fevereiro, ou até o preenchimento das vagas. Informações e inscrições pelo telefone (11) 2547-2970.

 

·         Projeto Chances Paraisópolis

Dentro da comunidade de Paraisópolis, professores e colaboradores voluntários se encontram todos os sábados com estudantes que querem uma chance na universidade. As aulas são gratuitas, mas o material didático tem de ser comprado pelos alunos. As inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone (11) 2866-3441.

veja também