Redes sociais podem desencadear falhas de caráter nos jovens

Redes sociais podem desencadear falhas de caráter nos jovens

Atualizado: Segunda-feira, 8 Agosto de 2011 as 10:54

As novas formas de socialização precinozadas pelas mídias sociais, como o Facebook, podem contribuir para o desenvolvimento de patologias de ordem social nos adolescentes que passam horas em frente ao computador. Segundo uma pesquisa conduzida pelo psicólogo e professor norte-americano Larry Rosen, da Universidade da Califórnia, comportamentos antissociais, narcisismo e outras falhas de caráter podem estar associada ao tempo gasto nas redes sociais.

A pesquisa foi realizada com 1.000 adolescentes da zona urbana. Entre os padrões de comportamento, foi observado que jovens podem desenvolver desde narcisismo e agressividade até sintomas físicos, como dores de estômago e problemas para dormir. Em casos extremos, depressão e ansiedade são elencados como sintomas da "overdose de tecnologia".

Como consequência foi constatada a ausência nas atividades escolares, notas mais baixas, menor taxa de leitura, dentre outras. Por outro lado, a "empatia virtual" passou a ser desenvolvida com mais habilidade, o que influencia positivamente o humor do usuário.

veja também