Redes sociais podem induzir vício em bebidas e drogas

Redes sociais podem induzir vício em bebidas e drogas

Atualizado: Sexta-feira, 26 Agosto de 2011 as 9:49

Segundo pesquisadores, é mais provável que adolescentes que usam redes sociais na Internet, como Facebook e Twitter, fiquem viciados em bebida e drogas.

Cientistas do Centro Nacional de Dependência e Abuso de Substâncias (Casa), da Universidade de Columbia, em Nova York, Estados Unidos, entrevistaram mais de mil jovens com idade entre 12 a 17 anos através de uma enquete online e outras mil por telefone.

Eles descobriram que aqueles que passavam algum tempo em redes sociais todo dia tinham cinco vezes mais chance de fumar do que aqueles que não acessavam a Internet. Eles também foram três vezes mais propensos a beber álcool e têm o dobro da probabilidade de fumar maconha.

A pesquisa sugeriu que isso acontece devido a pressão dos colegas, isso porque 40% entre todos os adolescentes viram fotos de amigos bebendo em sites como Facebook e MySpace. Metade dos jovens disseram ter visto imagens de pessoas bêbadas, desmaiadas ou usando drogas quando eles tinham apenas 13 anos ou menos.

Aqueles que viram essas imagens têm duas vezes mais chances de conseguir álcool em menos de um dia e é muito mais provável de ter amigos e colegas que usam drogas ilegais.

Joseph Califano Jr., fundador e presidente da Casa Columbia e ex- Secretário de Saúde, Educação e Bem-Estar dos Estados Unidos, disse: "a relação de fotos em redes sociais com menores de idade bêbados, desmaiados ou se drogando sugere um aumento de risco ao abuso de substâncias entre adolescente. Pois oferece a confirmação do ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras".

"Chegou a hora para aqueles que operam sites como Facebook contenham essas imagens e neguem o uso para crianças e adolescentes que postam fotos de si mesmas e seus amigos bêbadas ou usando drogas", concluiu.

Via: TechTudo

veja também