Regras e orientações pra quem vai fazer a prova do Enem

Regras e orientações pra quem vai fazer a prova do Enem

Atualizado: Quarta-feira, 31 Outubro de 2012 as 9:23

 

O ENEM está chegando e abaixo é possível conferir todas as informações e dicas aos candidatos da prova.
 
Confira:
 
 
DATAS DAS PROVAS:  3 e 4 de novembro
 
 
HORÁRIO:
 
- É recomendável chegar ao menos uma hora antes do início da prova, às 12h (horário de Brasília). Atrasos não serão tolerados.
 
- Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília).
 
- A prova terá início às 13h (horário de Brasília)
 
- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Já o tempo máximo é de 4h30, no sábado, e de 5h30, no domingo. 
 
 
TRANSPORTE:
 
- É recomendável que o candidato visite o local da prova antes do Enem. Verifique quanto tempo demora o percurso, quais são as opções para transporte público e qual é o melhor itinerário para chegar ao local do exame. 
 
 
O QUE LEVAR:
 
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Canetas de outras cores não serão permitidas, pois impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
 
- Cartão de Confirmação da Inscrição. O cartão foi enviado pelos Correios para a residência do candidato e disponibilizado no site do Enem .
 
- Documento de identificação original com foto. Serão aceitos: RG; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista e passaporte; carteira de motorista. Não serão aceitos: cópias de documentos, carteira de estudante, protocolos e documentos sem foto. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.
 
- Água. 
 
- Lanche.
 
 
O QUE NÃO LEVAR:
 
- Lápis, lapiseira, canetas que não sejam da cor preta, borracha e apontador.
 
- Livros, manuais, anotações e impressos.
 
- Boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros.
 
- Calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, walkmans, gravadores, aparelhos de mp3 ou similares e relógios.
 
- Receptores ou transmissores de dados e mensagens.
 
 
DURANTE A PROVA:
 
Caderno de Questões
 
- Os Cadernos de Questões são apresentados nas seguintes cores: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. O candidato deve assinalar a cor de seu caderno em seu respectivo cartão de respostas.
 
- O candidato deve verificar se o seu Caderno de Questões contém a mesma quantidade de questões indicadas no cartão de resposta.
 
- O participante deve transcrever, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões. Esta frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
 
- O participante deve conferir seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, folha de Redação e lista de presença) e não se esquecer de assinar o nome no local indicado.
 
- Os candidatos só poderão levar embora os Cadernos de Questões nos últimos 30 minutos de prova.
 
- Os três últimos participantes presentes na sala só serão liberados juntos.
 
 
Inglês / Espanhol
 
- As provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos diferentes. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por apenas uma opção de idioma.
 
- Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
 
- No Cartão de Confirmação da Inscrição está registrada a opção de idioma escolhida pelo candidato. 
 
 
Redação
 
- A prova de Redação será realizada no dia 4 de novembro, junto com o exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização do exame é de 5h30.
 
- O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter, no máximo, 30 linhas. O candidato deverá desenvolver uma reflexão sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
 
- O que dá nota zero na Redação: fugir do tema proposto, entregar a folha de Redação sem texto escrito, entregar a folha de Redação com texto insuficiente (até sete linhas), não desenvolver argumentos próprios, escrever impropérios e/ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.
 
Atendimento especial
 
- Candidatos com deficiência física ou mental terão atendimento especial para poderem realizar os exames. Serão disponibilizados os seguintes serviços: prova em braile, prova ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, auxílio ledor, auxílio para transcrição, guia-intérprete, mobiliário acessível, sala de fácil acesso, sala para lactentes, sala especial e classe hospitalar.
 
 
ESTUDO:
 
- Fique por dentro das atualidades. Leia jornais e revistas, assista TV, escute rádio e acesse portais de notícias. Ficar bem informado sobre o que está sendo noticiado pela mídia é fundamental para alcançar o sucesso no exame.
 
ALIMENTAÇÃO:
 
- Nos dias que antecedem o Enem, mantenha uma dieta balanceada e beba muita água.
 
- No dia da prova, tome um café da manhã reforçado. Os alimentos devem ser leves, como frutas, sucos, iogurtes e pães.
 
- Evite almoçar e/ou ingerir alimentos pesados e gordurosos antes da prova. Tais alimentos podem causar sonolência e desconforto estomacal.
 
 
SONO:
 
- Nos dias que antecedem o Enem, durma bem.
 
- Evite dormir tarde na véspera da prova.
 
- Como o exame tem início às 12h, se programe e esteja preparado para não sentir sono neste horário.
 
 
MOTIVOS PARA EXCLUSÃO:
 
- Apresentar identidade e/ou documentos falsos.
 
-  Destratar outros candidatos ou a equipe de aplicação da prova.
 
- Sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal.
 
 - Ir embora antes de decorridas duas horas do início da prova.;
 
- Colar ou conversar com outro candidato.
 
- Não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões
 
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.
 

veja também