Roupas e acessórios consomem 37% do dinheiro dos jovens no Brasil

Roupas e acessórios consomem 37% do dinheiro dos jovens no Brasil

Atualizado: Quarta-feira, 13 Abril de 2011 as 8:28

Roupas e acessórios são itens que consomem 37% do dinheiro dos jovens no Brasil, segundo um estudo da TNS Research International. Restaurante fast food, produtos de tecnologia, saúde e beleza, telefonia móvel e transporte são outros itens que compõem os gastos dos jovens com idades entre 12 e 19 anos entrevistados para o levantamento.

Como não dispõem de fonte de renda própria, o dinheiro vem principalmente de mesada recebida dos pais. Entre os jovens da classe A, o valor semanal é de R$ 100 e, para os da classe C, de R$ 40 por semana, em média.

De acordo com o levantamento, a maioria (66%) não tem cartão de crédito, de débito ou conta-corrente e somente 19% possuem aplicação em caderneta de poupança.

Biscoitos e chocolates

Mesmo reconhecendo a importância de ter um estilo de vida saudável, muitas vezes os adolescentes não adotam essa atitude em seu dia a dia. Segundo o levantamento, 92% consomem grandes quantidades de refrigerantes, enquanto 78% afirmam comer regularmente biscoitos e bolachas, além de chocolates e chicletes, balas, sorvete e salgadinhos.

Quase um terço deles (32%) afirma nunca fazer exercícios físicos. Entre os 61% que costumam cuidar da saúde, 45% se preocupam com a alimentação, 36% praticam algum tipo de esporte e 40% vão ao médico pelo menos uma vez por ano.

Pesquisa

O estudo foi realizado em quatro regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste) em dezembro de 2010.

Foram investigados diferentes aspectos relacionados à vida pessoal e familiar dos jovens entre 12 e 19 anos das classes A, B, C e D. Seus hábitos de consumo e marcas preferidas, mídia e perspectivas para o futuro.

veja também