Rugby é um dos esportes que estão em alta no Brasil

Rugby é um dos esportes que estão em alta no Brasil

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2011 as 3:38

Que o futebol é uma paixão nacional, todo mundo sabe, mas não é o único a disputar a preferência dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, esportes como rugby e artes marciais foram apontados como os de maior crescimento futuro no Brasil.

Entre os entrevistados, 17% acreditam na atividade. Já no caso das artes marciais e outras lutas em geral, apesar de serem o sexto esporte mais televisionado no país, foram apontados por 16% dos respondentes como o esporte que mais vai crescer.

O levantamento foi realizado com 700 pessoas por meio da aplicação de um questionário online, no mês de julho deste ano, e complementada com a coleta e análise de dados secundários. O público masculino do estado de São Paulo com até 40 anos representa aproximadamente 40% da amostra da pesquisa.

De acordo com Fernando Ruiz, gerente sênior de consultoria em marketing e estratégia da Deloitte e responsável técnico da pesquisa, um de seus pontos interessantes é que um dos esportes de preferência do telespectador não é muito televisionado.

Ruiz lembra que natação, por exemplo, é apontada pelos respondentes como o quarto esporte mais disseminado, mas tem menos de 1% de exposição na mídia. Já o tênis possui grande exposição na mídia em horas, mas não é apontado nem entre os cinco mais disseminados pela população.

Segundo a pesquisa, futebol continua sendo o esporte que aparece mais na televisão, com 65,8%, seguido do tênis, vôlei e automobilismo. As artes marciais e outras lutas em geral desfrutam do maior contraste de opiniões com relação ao gosto dos entrevistados. Enquanto 51% dos respondentes declararam gostar de lutas/artes marciais, 45% declararam não simpatizar com o esporte.

Outro ponto destacado pela pesquisa é que o brasileiro tem muito interesse nos esportes de inverno: 45% querem conhecer mais e até praticar. O rugby, que aparece com 22%, e o golfe, com 21%, também apresentaram grande nível de interesse para conhecimento e prática.

O estudo também detectou, segundo Ruiz, mais um ponto curioso. Apesar de ser apontado como um dos esportes que mais vão crescer, o rugby, junto com o beisebol e o golfe, foi destacado como o esporte menos conhecidos. Os números são 26%, 20% e 20% respectivamente. Pólo aquático e futebol americano também foram citados como bem desconhecidos.

veja também