Ryan Doyle vence Red Bull Arte do Movimento, em São Paulo

Ryan Doyle vence Red Bull Arte do Movimento, em São Paulo

Atualizado: Segunda-feira, 15 Agosto de 2011 as 8:55

Quem compareceu ao Paço das Artes no campus da USP em São Paulo, na noite desse sábado (13/8), assistiu a um espetáculo até então inédito no Brasil: a primeira edição em solo latino-americano do Red Bull Arte do Movimento, o principal evento de freerunning e parkour do mundo.

Mas, se a locação era novidade - o percurso, com mais de 15 metros de desnível entre a parte mais elevada e o chão, no esqueleto abandonado de um prédio anexo ao Paço - o vencedor não surpreendeu: o britânico Ryan Doyle, considerado o principal nome da modalidade no mundo, conquistou mais um triunfo em sua carreira.

O Red Bull Arte do Movimento reuniu 20 atletas (19 homens e uma mulher), sendo seis brasileiros. Na primeira rodada da competição, cada atleta teve um minuto para fazer seu percurso de forma livre, e os oito melhores escores segundo a comissão julgadora passaram à fase final.

Nessa elite, apenas um brasileiro: Renato Queiroz, o Renatinho, de Jundiaí (SP). Além dele, a única atleta feminina no evento, a dublê de Hollywood Luci Steel, também passou ao top-8.

Mas, na grande final, Doyle, cuja performance na primeira fase havia sido discreta, se sobressaiu. O inglês relegou o alemão Jason Paul, vencedor da etapa anterior do Red Bull Arte do Movimento, mês passado em Yokohama (Japão), ao segundo lugar. O também inglês Tim Shieff completou o pódio.

"Foi estranho porque o locutor se enganou e não chamou meu nome para a final, então quando finalmente meu nome foi confirmado eu não tinha exatamente um plano para minha segunda saída", confessou Doyle. "Por isso entrei na final achando que o que viesse seria lucro. E ter vencido foi realmente o máximo possível de lucro!", brincou.

Ryan Doyle no Red Bull Arte do Movimento

Renatinho acabou com o quinto lugar, que teve sabor de vitória considerando o alto nível dos atletas selecionados para participar do Red Bull Arte do Movimento.

"Sinceramente não esperava passar para a final; acho que qualquer um dos brasileiros que participaram tinha condição de representar bem nosso país aqui hoje", disse. "Acredito que tive um bom desempenho, fiquei satisfeito com a minha performance. Terminar em quinto foi um grande resultado. Tivemos aqui em São Paulo realmente os melhores atletas de parkour do mundo - muitos deles eu só conhecia por vídeos. Há anos que caras como o Ryan Doyle são uma inspiração para nós".

A americana Luci Steel acabou na sétima posição. A próxima etapa do Red Bull Arte do Movimento acontece no dia 27/8, em Detroit (EUA).

Resultado Final - Red Bull Arte do Movimento São Paulo:

1. Ryan Doyle (Inglaterra)

2. Jason Paul (Alemanha)

3. Tim Shieff (Inglaterra)

4. Sergio Cora (Espanha)

5. Renato Queiroz (Brasil) e Cato Aspmo (Suécia)

7. Luci Romberg (EUA)

8. Daniel Mast (EUA)

veja também