Sabe qual é a melhor hora para começar um estágio?

Sabe qual é a melhor hora para começar um estágio?

Atualizado: Quarta-feira, 6 Julho de 2011 as 10:18

O que é melhor para a carreira: procurar estágio logo no começo da faculdade ou esperar pelos últimos anos? Não existe uma regra, mas os especialistas reconhecem a importância de começar a fazer alguma atividade relacionada ao trabalho o mais cedo possível. "Quem está estudando deve fazer um ou mais estágios sejam remunerados ou não. O aluno ganhará segurança e desenvoltura para participar de seleções no futuro", explica Neli Barboza, diretora da consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos. Para Fábia Barros, gerente de projetos da Foco Talentos, a participação em atividades dentro ou fora da universidade agregam qualidades valorizadas pelas empresas, como organização, iniciativa e criatividade. "O importante é experimentar de tudo para agregar conhecimentos. As empresas apreciam muito quem tem disposição para aprender".

Vamos deixar claro: começar não significa necessariamente assinar um contrato com horário fixo e rotina diária de segunda à sexta. O estudante precisa tentar descobrir que tipo de atividades podem acrescentar mais à sua formação. Muitos universitários preferem dedicar-se integralmente ao curso que escolheram, estudar e acompanhar palestras na área. Quem ainda tem o inglês fraco, pode ganhar mais investindo no estudo do idioma do que em um estágio, por exemplo. Também há boa opções para considerar na própria faculdade. Muitas oferecem monitorias e a chance de participar de empresas júnior.

Os especialistas também lembram que o período universitário é ideal para planejar uma carreira profissional. Sugerem que visitar empresas e fazer estágios mais curtos em algumas delas também pode ser proveito. Nos Estados Unidos e em alguns países onde a legislação trabalhista é menos rígida é comum os jovens trabalharem e estudarem desde o segundo grau e passarem por várias empresas até iniciarem uma carreira. No Brasil, as regras impedem essa movimentação mas existem muitas oportunidades de trabalho temporário. Todas essas atividades são iniciativas valorizadas pelas empresas.

Naturalmente, a maior parte dessas sugestões só vale para quem não precisa do dinheiro do estágio para completar a renda, ou para pagar a faculdade. Para esses, a questão da hora já está respondida: imediatamente

veja também