Saiba a origem do Dia dos Namorados

Saiba a origem do Dia dos Namorados

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 9:37

O Dia dos Namorados é também conhecido como o Dia de São Valentim. Sua origem vem do século 3, na Roma Antiga, baseado na fé cristã e na Igreja Católica.

Nessa época a adesão de jovens ao exército romano era muito baixa, pois eles relutavam em deixar mulheres e filhos em casa enquanto combatiam, correndo o risco de perder a vida.

Então o Imperador Cláudio III tomou uma medida drástica, proibindo o casamento de jovens, a fim de conseguir mantê-los todos no exército e também conseguir que fossem melhores soldados, pois não teriam muitas pessoas com quem se preocupar fora da guerra.

Valentim não concordou com a decisão do Imperador, então resolveu começar a realizar casamentos escondidos, indo contra as ordens imperiais. Quando descoberto, o bispo foi mandado para a prisão, onde um dia recebeu a visita da filha cega de seu carcereiro. Os dois se apaixonaram e, então, milagrosamente, a moça recuperou sua visão.

Em 14 de fevereiro de 270, Valentim foi decapitado e posteriormente considerado santo pela Igreja Católica. Ele foi enterrado em Via Flaminiana. No local de sua morte o Papa Júlio I mandou levantar uma basílica em sua homenagem.

No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, que é considerado um santo casamenteiro.

veja também