MENU

Geral

Saiba como começar a trabalhar como freelancer

Saiba como começar a trabalhar como freelancer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:50

O Universia Brasil lança nessa terça-feira um especial voltado para quem deseja trabalhar como freelancer e para os que já atuam nessa modalidade. A série irá reunir quais são os princípios básicos para começar a trabalhar, como se desligar da empresa para seguir esse caminho, como preparar sua casa e o orçamento, entre outras dicas.

Os trabalhos freelas, como são chamados, são uma opção não só para os freelancers, mas também para os funcionários registrados em empresas que buscam por um dinheiro extra. Os horários são mais maleáveis e não precisar lidar com o chefe a todo instante. Se você tem interesse em se aventurar por essa área confira 10 dicas interessantes para não se arriscar e ter futuros prejuízos:

Não arrisque tanto

O ideal é que você comece a fazer esse tipo de trabalho enquanto ainda estiver empregado, para que no momento que você sentir necessidade sair da empresa, seu negócio já estar desenvolvido.

Tenha uma poupança

Guarde o máximo de dinheiro possível. Tenha consciência de que haverá meses com trabalhos extras e outros não, portanto fique de olho no seu orçamento e não gaste mais do que pode.

Contrato, por favor!

Sempre feche seus acordos em forma de contrato. Isso irá garantir que você seja pago corretamente, além de dar a oportunidade de receber um adiantamento antes de começar algum projeto novo.

Ganhar 33% a mais

Caso você não esteja mais trabalhando em nenhuma empresa, lembre-se que você deverá ganhar pelo menos 33% a mais do que seu antigo salário para poder manter o mesmo estilo de vida que você tinha anteriormente.

Não abandone o seguro saúde

Geralmente os funcionários já estão acostumados a ter seu plano de saúde pela empresa, mas quando você é freelancer não pode se valer desse benefício. Portanto, não se esqueça de obter um seguro médico o mais rápido possível.

Não ignore a previdência

Não deixe de usar parte do seu salário para pagar sua previdência, pois é só dessa maneira que você terá direito a receber sua aposentadoria.

Tenha um advogado

Contrate um advogado para revisar o regime fiscal da empresa que deverá ser aberta para emitir as notas dos serviços e projetos que foram feitos por você.

Contador também, por favor

Contrate um contador. Esse profissional te ajudará a sanar certas dúvidas com relação a cálculos e impostos que devem ser pagos.

Networking

Monte uma planinha com seus contatos e conte aos amigos que está atuando como freelancer. Eles podem apresentar pessoas importantes e indicar seu trabalho para certos serviços.

A Web a seu favor

Utilize a internet ao seu favor. Atualize seu currículo em sites de relacionamento como LinkedIn para entrar em contato com o mercado de trabalho. Além disso, busque sites em que você pode cadastrar seu portfólio, como o Freela.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições