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Saiba como escolher as amizades em seu novo emprego

Saiba como escolher as amizades em seu novo emprego

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:33

As relações de amizade entre companheiros de trabalho pode muitas vezes facilitar as tarefas do cotidiano e ajudar a preservar sua imagem dentro da empresa. O convívio com os outros colegas faz com que você ganhe respeito entre a equipe e tenha seu talento valorizado.

Um funcionário novo é sempre um alvo fácil de críticas dentro das empresas e, muitas vezes, é considerado uma ameaça para os profissionais que estão trabalhando dentro da companhia por mais tempo. Conseguir confiança entre os colegas de trabalho não é uma tarefa fácil e é necessário ter cautela na hora de dar os primeiros passos.

Há três tipos de perfil de funcionários que podem ser encontrados dentro de uma empresa:

# Falador É um dos mais fáceis de encontrar. Este tipo de funcionário costuma gastar grande parte do seu tempo passeando pelos corredores da empresa e fazendo fofocas dos outros companheiros. Eles não estão acostumados a cumprir prazos e muitas vezes atrapalham no rendimento do restante da equipe.

# Fofoqueiro É o responsável por contar histórias e fofocas de coisas que acontecem dentro e fora da empresa. Apesar de descartar o que eles falam, é importante ficar de olho para evitar que você seja alvo das fofocas.

# Deprimente As queixas são comuns em qualquer empresa, porém há funcionários que estão sempre descontentes com o ambiente de trabalho. “O café é horrível”, “vivo atolado de trabalho” e “não aguento mais esta empresa” são algumas das queixas mais comuns. Se a pessoa não é de sua área é possível escapar, porém se é alguém da sua equipe é preciso ser tolerante.

Em muitos casos a recomendação é ignorar os comentários dos colegas de trabalho, a não ser em casos que você se sinta ofendido por algo dito dentro da empresa. Se isso acontecer, procure conversar com seu superior ou até mesmo com o setor de Recursos Humanos.

Durante os primeiros dias dentro da empresa, é comum que as pessoas te procurem para contar tudo o que acontece no ambiente de trabalho, inclusive as fofocas e problemas com os chefes. Neste período, procure dar atenção ao trabalho e evite perder tempo com os comentários.

Ao chegar à empresa, evite dar opiniões desnecessárias e procure aumentar seu laço de amizades e confianças antes de participar de decisões que afetem diretamente a algum colega ou alguma área da empresa. As relações não se constroem em semanas, portanto procure começar a se acercar com pequenos gestos, como chamar as pessoas pelo nome e fazer comentários agradáveis.

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