Saiba como não deixar a timidez atrapalhar a sua vida

Saiba como não deixar a timidez atrapalhar a sua vida

Atualizado: Sexta-feira, 8 Julho de 2011 as 9:18

A timidez pode ser só uma inseguraça que passa ou algo que pode atrapalhar e muito a sua vida... A gente te dá dicas para você sair dessa!

Tímidas, levantem a mão para quem nunca viveu a seguinte situação: o garoto que você está a fim cruza com você no corredor da escola e você, sem reação nenhuma, fica vermelha ou olha para o chão.

Se identificou? Uma enquete realizada na comunidade da CAPRICHO no Orkut mostra que a situação que dá mais vergonha entre as leitoras é realmente a que envolve os garotos que estão a fim.

A gente separou algumas dicas para tentar superar a timidez.

Primeira coisa: qual o seu grau de timidez?

Você tem que descobrir se fica tímida em algumas situações, como falar em público, ou se a timidez é crônica, daquelas que impossibilitam você de fazer coisas bobas, como ligar para um desconhecido, agendar um médico...

Dizendo-se ultratímida, Sara Martins, 16 anos, disse que apresentar trabalho na escola é um pesadelo. "Fico vermelha e morrendo de medo de falar besteira. Chego a travar, de tanta vergonha, ou pior, começo a rir!", diz Sara.

Mas, de acordo com a psicóloga Cleuzete de Almeida, esse tipo de reação não é somente dos tímidos. "Pessoas que se sentem tímidas em algumas situações apresentam uma reação normal de insegurança por estarem em situações incomuns ou imprevisíveis", argumenta. Ou seja, aquele frio na barriga antes de apresentar o trabalho na frente da sala é normal, e a tendência é que, se você apresentar trabalho na sala com maior freqüência, o medo diminui.

A timidez que surge quando vivemos situações novas não deve ser confundida com a timidez crônica, que precisa ser trabalhada. Se você acha que a sua atrapalha a vida, a psicóloga recomenda atividades que estimulem o convívio social, como teatro, trabalho voluntário e esportes coletivos. "A garota pode e deve se envolver em atividades que a faça desenvolver uma atitude de maior segurança", orienta.

Sou MUITO tímida com garotos. O que eu faço?

Amanda Aguiar, 14 anos, conta que o principal problema é na hora da paquera. "Estava na churrascaria com minha família, e apareceu uma mulher conhecida da minha mãe e o filho dela. Ele era lindo e sentou do meu lado. Fiquei SUPERvermelha, virei a cabeça pro lado e joguei o cabelo pra esconder o rosto. Ele me deu um bombom, e só consegui falar "Obrigada". Nunca namorei, talvez por conta da timidez", conta a garota.

Por incrível que pareça, admitir que é tímida é um dos primeiros passos para superar a timidez. Quando aquele garoto vem falar com você na festa, em vez de se esconder atrás de sua amiga, seja receptiva e, se sentir que vai travar durante o papo, fale a verdade: "Sou tímida..." Vai ver como é mais fácil se assumir do que tentar ser aquela garota popular e extrovertida. Você vai soar artificial e boba agindo assim.

Cleuzete de Almeida acrescenta que os tímidos devem tentar superar a atitude de inferioridade. "Até porque o outro pode estar tão inseguro quanto você. Procure relaxar e não se importar tanto com que o outro vai pensar." Outra dica é "perguntar muito durante a conversa. À medida que ele fala, você terá tempo para relaxar", conclui a psicóloga.

Qual a vantagem em ser tímida?

Há (muitas) vantagens em ser tímida: são mais perfeccionistas e têm mais noção de seus próprios defeitos e qualidades. Por isso, quando superam as principais limitações delas, conseguem dominar a timidez que os impediam de realizar determinadas tarefas com mais facilidade.

Dicas para lidar com a timidez

- Tente mudar algo que lhe incomoda aos pouquinhos. Como? Por exemplo, treine puxar papo com estranhos em locais inusitados, como na fila da padaria. Você vai ver que nem é tão horrível assim e, com o tempo, pode aplicar a mesma tática com aquele garoto que está a fim.

- Seja você mesma. Nem adianta querer ser a "it girl" e megapopular, porque esse pode não ser o seu jeito. E vai ver que um monte de gente que prefere as mais discretas. Pode apostar!

- Sorria! Não é mico e só atrai as pessoas...

- Jogar handball, fazer teatro e ser voluntária em alguma instituição vai aumentar sua autoestima.

- Veja o mundo e não se esconda! Trancar-se em seu quarto não vai resolver seus problemas. Pelo contrário, você vai achar mais difícil ainda de sair da toca da timidez.

Celebridades tímidas

Você podia imaginar que a Jessica Alba foi uma menina tímida na adolescência? Pois em entrevista para a revista Elle, ela chegou a dizer que entrou para o teatro a fim de trabalhar essa timidez toda, e de quebra,  acabou virando um superatriz.

A mesma coisa aconteceu com Blake Lively e com Robert Pattinson. Dá pra acreditar? "Aos 17 anos, foi uma das piores fases da minha vida. Eu era obcecado por uma garota, mas eu nunca tive coragem de contar pra ela. Anos depois conversamos sobre isso, e ela ficou chocada, disse que nem desconfiou na época. Essa timidez foi um dos motivos que eu entrei entrei para o teatro", disse para a revista Entertainment Wise.  

E aí, gente? Deu para ver que é um probleminha que tem solução! Agora mãos a obra! Se mesmo assim a timidez continuar atrapalhando a sua vida, procure a ajuda de uma psicóloga! Pode ser ótimo pra você.

veja também