Saiba o que "Laranja Mecânica" tem em comum com os novos best-sellers

Saiba o que "Laranja Mecânica" tem em comum com os novos best-sellers

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 9:40

O que o clássico "1984", de George Orwell (a Companhia das Letras reeditou o livro em 2009), tem a ver com alguns dos best-sellers teens de hoje em dia, como "Destino", "Feios" e "Jogos Vorazes"?

São livros que apresentam sociedades dominadas por regimes autoritários, com vários mecanismos de controle social --lembra do "Big Brother" de 1984, que tudo via?

Seus protagonistas, de uma maneira ou de outra, não aceitam esse mundo e vão buscar liberdade. Esse tipo de ficção tem nome: são romances distópicos.

Os três livros acima têm em comum heroínas adolescentes, a presença nas listas de mais vendidos nos EUA e o lançamento recente no Brasil.

"Destino", por exemplo, acaba de chegar ao país. O livro, cujos direitos para o cinema já foram comprados pela Disney, conta a história de Cássia. Ela vive em uma sociedade perfeita, sem doenças ou crimes, mas que toma todas as decisões por seus cidadãos: o que vão vestir, comer, no que vão trabalhar, com quem vão casar e até quando vão morrer.

Cássia vive feliz até começar a descobrir falhas nesse mundo perfeito. Por exemplo: nele, a cultura foi limitada a cem obras de arte, cem canções, cem poemas e cem filmes. O resto desapareceu.

"Tive a ideia quando vi um daqueles livros 'Os 100 Melhores Filmes'. Pensei: 'E se tivéssemos só isso? Quanto perderíamos?'", disse a autora Ally Condie ao Folhateen.

"Feios", de Scott Westerfeld, também traz outra sociedade em que tudo é perfeito... até demais. Westerfeld narra a vida de Tally, uma jovem que está prestes a completar 16 anos e a deixar de ser uma "feia".

Como rito de passagem, Tally fará uma grande operação que a transformará em uma "perfeita". A partir de então, sua vida será só festa e badalação. Mas Tally percebe que virar perfeito implica em deixar sua personalidade na mesa de operações.

Há ainda a trilogia "Jogos Vorazes". A autora, Suzanne Collins, mostra um EUA chamado Panem e controlado pelos governantes em uma cidade chamada Capital.

Para manter todos na linha, anualmente são realizados os tais Jogos Vorazes, que reúnem em uma arena 24 adolescentes que lutam até apenas um sobreviver. Tudo ao vivo para todo o país! A heroína é Katniss Everdeen, que é escolhida para ir à arena. O filme "Jogos Vorazes" estreia nos EUA em março de 2012.

Para amenizar tanto sofrimento, os três livros contam com personagens gatinhos e corações apaixonados -afinal, literatura jovem tem sempre seu lado fofo.    

veja também