Saiba quais são as 10 profissões mais e menos estressantes

Saiba quais são as 10 profissões mais e menos estressantes

Atualizado: Quinta-feira, 28 Abril de 2011 as 4:13

A palavra estresse aparece com frequência associada a desafios diários do trabalho, competição, necessidade de manter a empregabilidade. Pois uma empresa que recruta candidatos para vagas de emprego nos Estados Unidos e no Canadá realizou uma pesquisa para identificar quais as profissões mais estressantes - e também quais as menos estressantes.

Pilotos de avião lideram na primeira categoria, enquanto profissionais que trabalham na área da saúde desfrutam das funções com menos impacto na saúde física e mental.

Para chegar às conclusões, os realizadores da pesquisa avaliaram carreiras segundo cinco aspectos: fatores ambientais, renda, perspectivas, demanda física e estresse. Esse último fator foi calculado levando-se em conta prazos, exposição pública, competição, necessidade de viagens, riscos e se as funções desempenhadas colocam o funcionário em risco de morte.

Independentemente da carreira, 70% dos entrevistados afirmaram que as principais causas de estresse são o trabalho e, entre eles, metade diz temer seu futuro no atual cargo.

Uma das principais queixas dos entrevistados foi a de que as empresas exigem muita dedicação, atrapalhando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

10 Mais estressantes

1) Piloto de vôos comerciais

2) Relações Públicas

3) Executivo

4) Repórter Fotográfico

5) Jornalista

6) Publicitário

7) Arquiteto

8) Corretor de bolsa de ações

9) Técnico em medicina

10) Corretor imobiliário

10 Menos Estressantes

1) Audiologista

2) Médico dietista

3) Engenheiro de software

4) Técnico em programação

5) Dentista

6) Fonoaudiológo

7) Filósofo

8) Matemático

9) Terapeuta ocupacional

10) Quiroprático

Por: Michelle Achkar

veja também