Scott Rosenberg fala sobre HQs em Hollywood e alienígenas

Scott Rosenberg fala sobre HQs em Hollywood e alienígenas

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 9:05

Não são apenas de super-heróis que são feitas as adaptações de quadrinhos em Hollywood – os extraterrestres também têm seu espaço. Na próxima sexta-feira (29) estreia nos cinemas dos Estados Unidos, “ Cowboys & Aliens ”, filme de ficção científica baseado em graphic novel homônima criada por Scott Mitchell Rosenberg   em 2006.

Foto: Divulgação Olivia Wilde é uma das estrelas do filme

O longa narra a história de   Jake Lonergan ( Daniel Craig ), um criminoso sem memória que defende uma pequena cidade no velho oeste americano de ameaças alienígenas.   Harrison Ford   e   Olivia Wilde   completam o time de frente do elenco dirigido por   Jon Favreau   (“Homem de Ferro”, “Homem de Ferro 2”).

Estúdio brasileiro está por trás da produção da graphic novel "Cowboys e Aliens"

Rosenberg, que é também produtor executivo do filme, é só elogios para o diretor, que está apenas na sua sexta empreitada na posição. “Jon fez um trabalho maravilhoso na direção de um elenco estelar”, derrete-se ele em entrevista exclusiva ao   iG Jovem .

E o que os fãs podem esperar? “Os fãs vão se impressionar! Sei que qualquer um que gosta de graphic novels vai adorar o filme”, exagera.

Segundo o produtor, quem leu os quadrinhos e gostou pode ficar tranquilo quanto à fidelidade do longa. “A essência e o sentimento da história são basicamente os mesmos. Sem dar nenhum ‘spoiler’, digo apenas que alguns personagens e detalhes mudaram”, explica.

Origem

Segundo Rosenberg, participar da produção deste filme é uma verdadeira “realização de um sonho”, uma vez que não é de hoje que os personagens protagonistas circulam em sua mente. “Tive a ideia quando era criança”, diz.

Ele conta que na infância era comum ele e os amigos improvisarem em brincadeiras tradicionais: “Ficávamos entediados brincando de ‘Cowboys e Índios’ ou ‘Polícia e Ladrão’, então começamos a nos vestir como todo tipo de criatura”.

Alienígenas eram constantes na imaginação daquele grupo de amigos, por isso não é de se estranhar que a   Platinum Studios , editora comandada por Rosenberg, conte no catálogo com títulos como “ Alien at Large ” e “ Alien Circus ”. “Eu sempre adorei isso (seres intergaláticos). Acho inconcebível que com a quantidade de planetas, galáxias e dimensões que existem, nós estejamos sozinhos”, diz.

Dos quadrinhos para outras mídias

Rosenberg está na indústria dos quadrinhos há tempos. Antes de fundar a   Platinum , em 1997, ele fundou a   Malibu Comics   e foi vice-presidente da   Marvel . Como executivo, uma de suas principais características sempre foi buscar expandir as HQs para além do papel. “É ótimo a possibilidade de alcançar novos fãs, assim como dar a oportunidade, para aqueles que leram estas histórias, de ver aquilo se tornando realidade”, conta.

Muitos filmes, no entanto, acabam falhando na hora de fazer a transição de um meio para o outro. “É apenas difícil para quem acredita que a história, em si mesma, deve ser diferente nas diferentes mídias”, garante antes de acrescentar: “certamente, alguns aspectos mudam, mas estas mudanças são parte de um processo criativo – que é a parte mais divertida”, diz. “A história pode – e deve – se manter essencialmente a mesma”. 

Para ele, o recente aumento na busca dos produtores de Hollywood por histórias vindas dos quadrinhos não reflete uma falta de criatividade dos estúdios. “Eu diria exatamente o oposto”, diz Rosenberg, apenas para considerar um projeto ambicioso como “Cowboys & Aliens” já é necessária boa dose de criatividade.

Quando perguntado se existe um segredo para que uma adaptação dê certo, Rosenberg se mostra bastante equilibrado e diz não acreditar em nenhuma fórmula mágica. “Depende da definição de 'segredo'. Se a questão for bilheterias, o que faz a diferença é promoção, concorrência, e, enfim, sorte. Se a preocupação é com a história, tem que seguir seus instintos”. 

Foto: Divulgação Ampliar Cowboys & Aliens: Jon Favreau dirige Daniel Craig

Como fã de quadrinhos e sempre com um pé no cinema, será que Rosenberg tem algum filme que mais gosta no gênero? “Isso é como me perguntar qual de meus filhos é o meu favorito. Adoro todos eles, cada um por um motivo diferente. Cresci com quadrinhos, então vejo uns três filmes por semana. Eles são a essência da minha vida”, finaliza.

No Brasil, “Cowboys & Aliens” tem estreia prevista para o dia 9 de setembro e a graphic novel está sendo lançada este mês pela Galera Record.

veja também