Se conselho fosse bom... e não é?

Se conselho fosse bom... e não é?

Atualizado: Quinta-feira, 23 Setembro de 2010 as 8:30

É bem possível que ao ler o título dessa devocional, logo acima, você já conseguiu, em fração de segundos, completar o restante da frase: Se conselho fosse bom não era dado, mas vendido. Até que ponto esse dito popular é verdadeiro? Ou melhor, será mesmo, que ele é verdadeiro? É certo que não!

A palavra de Deus diz:... na multidão de conselheiros há segurança... (Pv 11:14);... o sábio dá ouvido aos conselhos (Pv 12:5); Onde não há conselho frustram-se os projetos... (Pv 15:22); Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio (Pv 19:20); os planos mediante os conselhos têm bom êxito (Pv 20:18).

Pode até ser que você já ouviu um conselho e se deu mal, a Bíblia também fala sobre maus conselhos:Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do perverso, engano (Pv 12:5); Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios... (Sl 1:1). Precisamos aprender a quem ouvir e quando ouvir, mas precisamos ouvir!

Quem participa de reuniões de aconselhamento com freqüência sabe: geralmente em uma altura da exposição do problema, quase sempre se chega a um ponto em que o problema, a crise, o desentendimento poderia ter sido evitado. Se a pessoa tivesse escolhido outro caminho... Se a pessoa tivesse tomada outra atitude... Se tivesse dado ouvido ao que lhe disseram... A mãe disse, o pai disse, o pastor disse, a palavra de Deus disse; todos disseram, mas ela não quis dar ouvido.Tome cuidado para você mesmo não se colocar em uma “fria”. Quando o povo de Israel não quis dar ouvidos ao Senhor, Ele os deixou andar na teimosia do seu coração; seguir os seus próprios conselhos (Sl 85:12).

Valorize as pessoas especiais e sinceras que Deus colocou em sua vida: Do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade (Pv 27:9). Ouça o que elas têm a lhe dizer: Ouça seu pai, que o gerou; não desprezes a sua mãe quando ela envelhecer (Pv 23:22). Seja tardio para falar e sempre pronto a ouvir! Fale menos e ouça mais! Isso faz bem.

E, por fim, para acertar mais e errar menos, nunca se esqueça de buscar o Senhor; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria (Is 28:29). Foi ele quem prometeu: Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho (Sl 32:8). Sua palavra é fiel e com certeza é apta para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra (II Tm 3:16-17).

Nele, Senhor do nosso coração, nosso grande conselheiro!

Eleilton William de Souza Freitas   é missionário, casado, e graduando em teologia. É líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista da Promessa, no bairro de Vila Maria, em São Paulo.

veja também