MENU

Geral

Segredo da alegria constante

Segredo da alegria constante

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Comecei a perceber que o motivo pelo qual muitos cristãos vivem tristes, não é porque não têm alegria ou motivos para se alegrarem, mas porque a alegria deles está condicionada a coisas temporais. Vamos analisar um pouco o contexto desta afirmação do profeta Habacuque e aprender com ele qual o segredo para termos essa alegria constante. Habacuque viveu num tempo de crise nacional, um dos tempos mais críticos de Judá e todo o mundo localizado ao redor de Judá estava em guerra. Como se não bastasse, a situação ainda piorou, pois eles estavam sobre ameaça de invasão do Norte. Talvez ao ler este texto você esteja se sentindo como Habacuque, ou seja, mal com você mesmo e, além disso, tudo ao seu redor parece que vai desmoronar. No primeiro capítulo vemos Habacuque rasgando seu coração, questionando a Deus com profunda tristeza por tudo aquilo que estava acontecendo ao seu redor. É exatamente isso que acontece quando nossa alegria está baseada nas circunstâncias e nas nossas emoções. Mesmo tendo a alegria como fruto do Espírito (Gálatas 5.22) não conseguimos viver essa alegria (o encorajo a ler, hoje ainda, todo o livro de Habacuque, são apenas três capítulos, mas riquíssimos em conhecimento e vida). Deus revelou a Habacuque o segredo que seria capaz de mudar toda a sua perspectiva. Em Habacuque 2.4b diz: "Mas o justo viverá pela sua fé." Deus mostra a ele que a vida do justo é vivida num nível superior ao das demais pessoas. O normal do ser humano é ser controlado pelas suas emoções. E quantas vezes nós, mesmo sendo justos em Cristo, vivemos assim? O salmista entendeu isso, por isso disse: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." (Sl 42.11.) E também: "Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo." (Sl 131.2.) Ordena você também a sua alma hoje: "Aquieta-te e espera em Deus, pois Ele é o meu auxílio".

Muitos de nós temos andando tristes, pois o Senhor deixou de ser a nossa alegria, a presença de Deus já não nos traz regozijo e aquilo que Cristo fez já não nos entusiasma mais, como antigamente. Não perca a alegria da salvação. Jesus disse aos seus discípulos para se alegrarem não porque os demônios os obedeciam ou porque pessoas foram curadas por meio deles, mas por seus nomes estarem escritos no Livro da Vida. Não importa se neste mundo as coisas parecem não estar dando certo. Cristo o salvou, o libertou, o transportou do império das trevas para o Reino dele! Ele perdoou os seus pecados! Se a sua alegria for o Senhor você vai poder falar como Habacuque disse: "Todavia eu me alegrarei!" Nada nem ninguém poderá roubar a sua alegria. Esse é o segredo! E você ainda vai cumprir o que Paulo disse: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." (Fp 4.4.)

Por: Pr. Leonardo e Vanesa Capochim

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições