Sem descanso os estudantes não aproveitam as férias preocupados com o vestibular

Estudantes não descansam pensando no vestibular

Atualizado: Sexta-feira, 7 Dezembro de 2012 as 2:08

 

vestibular

 

O fim de ano esta ai e com ele também as festas e as tão esperadas férias, mas, para os estudantes que se preparam agora para a segunda fase dos vestibulares mais disputados de São Paulo e outras regiões, férias é luxo para poucos.

Os estudantes que ainda estão na disputa por vagas nas universidades públicas e federais não param de estudar e se concentram para não perder o ritmo na reta final.

Mesmo sabendo o valor desses estudos para os alunos, algumas pesquisam apontam para a importância de pausas para descanso e afirmam que o período de férias tem a função de proporcionar a eles um período de repouso físico e mental para que fiquem mais relaxados na hora de voltar aos estudos.

A gerente pedagógica do Sistema Dom Bosco, Vânia Bittencourt, reforça a idéia de que além de estudar, o aluno deve ter momentos de descanso para ‘arejar os pensamentos’. “É importante dosar os períodos de estudo com os períodos de descanso, fazer pausas curtas entre as disciplinas, alimentando-se de forma leve e tomando muito líquido para equilibrar o organismo e manter a saúde”.

vestibular 2

Vânia afirma ainda que se o estudante não tem mais provas durante o período de férias ele deve aproveitar ao máximo, pois, o cérebro precisa de um período de pelo menos quinze dias para se 'desligar' totalmente das preocupações e diminuir o stress para estar bem disposto no próximo ano letivo.

O professor de matemática e coordenador do colégio Singular de São Bernardo, Clayton Ferreira de Figueiredo, afirmou que é preciso que o aluno se organize e tenha um horário programado para os estudos tentando sempre manter uma rotina.

O professor diz que aconselha seus alunos a se prepararem para o vestibular começando sempre pelas matérias onde se têm maior dificuldade e comenta sobre da importância da internet nos estudos. "A internet é uma ótima aliada. Em qualquer portal você encontra provas sobre vestibulares. É só baixar essas provas e trabalhar nisso".

Então a dica é: se vai fazer prova estude, mas, não deixe de descansar e se não vai... Relaxe e divirta-se porque férias são pra isso!

 

Com informações de: R7

veja também