Sistema a laser reconhece qual acorde está sendo tocados na guitarra

Sistema a laser reconhece qual acorde está sendo tocados na guitarra

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 9:03

A empresa alemã M3i Technologies criou um sistema a laser para auxiliar quem gosta de criar músicas. Trata-se do Laser Pitch Detection (LPD), que é um sistema a laser que pode ser acoplado em uma guitarra, dando o poder ao músico de fazer um computador reconhecer todas as notas, acordes e o tom que ele está usando para executar uma música.

A vantagem desse sistema é que o reconhecimento é praticamente na mesma hora, não tendo o delay habitual de quando se liga a guitarra diretamente no computador e tenta captar as notas através de algum sintetizador MIDI. O sistema consiste em um faixo de raio laser ao longo de cada corda. Quando o dedo do músico encosta em alguma casa ou traste, o laser automaticamente se encurta e calcula a posição exata em que se encontra o dedo, bem como o tom, dependendo do acorde feito.

O sistema manda essas informações para um computador que transforma em um sinal MIDI, podendo ser acrescentados diversos efeitos de som, o que para muitos músicos pode significar a substituição de pedais convencionais para fazer distorções e outras modificações práticas no som.

A M3i Technologies pretende lançar o Laser Pitch Detection para o usuário final a partir de 2012, assim que começar sua produção em massa. Abaixo, veja uma apresentação do sistema funcionando durante o evento NAMM 2011 Show:      

veja também