SmartBird, um robô que voa como um pássaro

SmartBird, um robô que voa como um pássaro

Atualizado: Terça-feira, 2 Agosto de 2011 as 9:55

Quase todo ser humano deseja voar como um pássaro e esse desejo não vem de hoje. Muitas pessoas já tentaram descobrir como fazer com que o homem pudesse voar como uma ave e a maioria não foi bem sucedida. No entanto, uma empresa alemã chamada   Festo   conseguiu decifrar exatamente como funciona esse voo. Os pesquisadores fizeram um trabalho tão bom que foram capazes de recriar um   pássaro   em forma de robô.

SmartBird. (Foto: Divulgação)

O robô se chama   SmartBird   e é capaz de voar simplesmente batendo as suas asas mecânicas. Os movimentos são tão realistas que você pode confundir com uma ave de verdade se olhar o   robô   de uma certa distância. Mecãnica

O SmartBird pesa apenas 450g. Seu mecanismo foi muito bem pensado, pois é composto por um motor que controla o movimento das asas para cima e para baixo. Isso é possível porque o pássaro mecânico possui duas rodas no interior do tronco conectadas como as de um trem a vapor.

SmartBird sendo exibido no TED. (Foto: Divulgação)

As hastes do robô são as encarregadas de deixar os movimentos parecidos com a de um pássaro de verdade, pois elas são as responsáveis por produzir o movimento da asa para cima e para baixo repetidamente. Por ter um peso relativamente leve e um design altamente sofisticado, o SmartBird pode passar despercebido voando à distância. Por causa disso, ele certamente se torna um aliado para alguém que quer espionar algum local público ou até mesmo para o exército, pois como os seus movimentos são realistas e silenciosos, ele poderia ser a arma perfeita para penetrar no campo do inimigo e fazer um reconhecimento da área.

Indepente de controles

SmartBird. (Foto: Divulgação)

Por mais incrível que pareça, o SmartBird é capaz de voar, decolar e até pousar sem auxílio nenhum, mas você pode controlá-lo por um controle remoto ou simplesmente deixá-lo deslizar pelo céu sozinho. Por enquanto ele não passa de um protótipo e a empresa não informou nada sobre os seus planos com o pássaro. Portanto, não há informações se ele vai ser disponibilizado para o público. No vídeo abaixo,   Markus Fischer , diretor de design da Festo, mostra para uma plateia numa das conferências do TED o SmartBird em ação e ainda explica um pouco sobre o seu hardware:

Via:   Guardian

veja também