SMS, 20 anos

20 anos de mensagens de texto

Atualizado: Terça-feira, 8 Maio de 2012 as 3:50

Parece que foi ontem: 20 anos do nascimento da mensagem de texto- o popular SMS- o germe (ou seria verme?) dessa forma rápida e prática de se comunicar que hoje domina as mídias sociais. Detalhe: nenhuma das redes- Facebook, Twitter e etcs- conseguem bater os 4 bilhões de usuários cadastrados. Na era do tempo real, o SMS continua no topo, pelo menos nesse quesito.

No The Guardian, o professor  John Naughton, da discipline de “Understanding of Technology”, na Open University, no Reino Unido, saudou a data, ressaltando os seguintes números e fatos relevantes:

- Dois terços da população, mais de 4 bilhões de pessoas usam SMS, fruto da popularização do celular.

- Em 1982, um comitê batizado de Groupe Spécial Mobile (GSM) foi organizado em Paris para o desenvolvimento de um sistema de telefonia móvel padrão na Europa. Cinco anos depois, 13 países europeus aderiram.

- A primeira ligação GSM foi feita em 1991. Em maio do ano seguinte os aparelhos começaram a ser vendidos.

- O SMS veio no pacote do projeto GSM. Com uma restrição: não mais que 160 caracteres de de sete-bits.
 
E o professor conclui:

“Para finalizar, nós precisamos parar de se deslumbrar com tecnologias-sensações como o Facebook, Twitter, Angry Birds etc e focar em algo mundano que realmente funciona, atinge a todos, presta serviços providenciais para pessoas pobres e está basado num modelo de negócio sustentável”

..::..

Mais números do SMS:

- Em 2010 foram enviados 6,1 TRILHÕES de mensagens de texto, ou 192.000 por segundo! Esse hábito rende pra indústria de telecomunicação US$114,6 bilhões por ano.

- Cerca de 200 mil SMS são enviados por segundo no mundo.

- Em média, o envio está custando US$ 0,07 por mensagem. Mas esse valor é bem maior no Brasil, que tem o celular mais caro entre todos os países emergentes e um dos mais caros do planeta. Talvez seja esta a razão do brasileiro enviar “apenas” cerca de 25 mensagens mensalmente.

veja também