Sucesso

Sucesso

Atualizado: Quinta-feira, 30 Dezembro de 2010 as 1:57

Essa é pra fechar o ano!

Quando pensamos em alguém de sucesso logo vem à mente: “como essa pessoa conseguiu chegar lá?” ou “qual será o segredo do sucesso dele?”, etc. Com certeza grandes nomes do surf como Kelly Slater, Mick Fanning e até mesmo o falecido Andy Irons foram alvo dessas perguntas.

Eles conseguiram ser os melhores surfistas do planeta, campeões mundiais levando a bandeira de seus países ao lugar mais alto do pódio. Slater obteve o “sucesso” pela décima vez! Isso é incrível e digno de ser estudado por todos nós.

O termo “sucesso” tem sido vulgarizado e precisa ser cuidadosamente observado. Muitos grandes homens de negócio abriram mão da família em prol da construção de seus impérios, outros se tornaram conhecidos por grandes feitos, porém perderam a cabeça e se entregaram aos vícios e todo tipo de impurezas. Muitos apesar de terem títulos em alguma área não são dignos de serem chamados de “homens de sucesso”.

O que será esse tal “sucesso”?  Será ganhar o que há de melhor numa determinada área e destruir por completo outra? É abrir mão da família, saúde e espiritualidade, se entregando ao materialismo egoísta que é tão visível em nosso tempo? É ter o corpo sarado mesmo que a alma esteja podre? É ter tudo o que deseja mesmo que para isso alguém tenha que ser atropelado?

Certa vez eu estava à espera do elevador e inevitavelmente escutei a conversa de três pessoas, uma delas declarou o seguinte: “dizem que dinheiro não traz felicidade, imaginem se agora eu tivesse tudo que desejo, carros, um super apartamento e dinheiro para viajar para onde eu quisesse? Eu não seria feliz?” O assunto se desenvolveu nesse caminho e todos concordavam... Enquanto isso me veio à mente a seguinte questão: “se colocássemos um câncer no meio desses itens, o que seria desse rapaz e seus sonhos de consumo?”

Você já parou para pensar que sucesso é cumprir sua missão na terra? O sucesso nem sempre é da cor que sonhamos! Ser um homem de sucesso é muitas vezes pagar um preço muito alto para que alguém vença (como foi Moisés - Deuteronômio 34:10-12), é morrer para que outros tenham vida (como Jesus Cristo - Romanos 5:10), lutar e estar disposto a morrer como Martin Luther King no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Seu discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX que inspira e informa [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo mundo e muitas outras gerações que nem sequer haviam nascido. Ele também pagou com sua vida!

Agora eu te pergunto, você tem sucesso em alguma área de sua vida?, seu sucesso reflete e acrescenta na vida de mais alguém além de você mesmo? Como as próximas gerações se lembrarão de você?

Quero deixar uma frase para nossa reflexão: “O seu  sucesso tem a ver com o sucesso das pessoas que estão ao redor”. E medite no conceito de sucesso do Senhor Jesus Cristo: “Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.” Lucas 22:24-26  Pense nisso!

Um 2011 de Sucesso para todos vocês! 

Marquito Santos   é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br  

veja também