Tenho dificuldade em expor minhas idéias. Chego a ficar até vermelha! O que faço?

Tenho dificuldade em expor minhas idéias. Chego a ficar até vermelha! O que faço?

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2010 as 2:04

Faço faculdade de administração e tenho muita dificuldade em expor minhas idéias diante das pessoas na sala. Isso faz com que eu fique com muita vergonha, chego a ficar até vermelha! O que faço pra me controlar? Sei que o ideal seria procurar uma psicóloga, mas não tenho muito tempo, pois estudo e trabalho. Me ajudem, por favor, isso me deixa muito mal!

Querida, se você é tímida, nada mais natural do que ter alguma dificuldade em expor suas idéias na frente das pessoas. Isso é normal. Com o tempo, a experiência e a necessidade de expor os trabalhos, você irá se acostumar.

Ruborizar (ficar vermelha) é muito comum quando as pessoas ficam envergonhadas. A única coisa que parece que você precisa é melhorar sua autoconfiança, e dar menos importância ao que os outros vão pensar.

Quando for expor algum assunto, estude-o antes. Prepare-se e ganhe confiança de que sabe sobre o que vai falar.

Quando tiver que fazer alguma pergunta, dar um parecer ou, ainda, responder ao professor, tente esquecer dos colegas. Preocupe-se apenas em ser clara no que quer dizer. Não fique pensando muito nem “ensaiando” o que vai dizer. Seja espontânea.

Barreiras se vencem com luta. Lute, você vai conseguir vencer esse pequeno problema que a faz sofrer tanto. Cá entre nós, quem disse que só os comunicativos têm vez no mundo? Suas qualidades de concentração, objetividade e capacidade de ouvir - tão comuns nos tímidos - precisam ser usadas a seu favor.

Acredite em você e vá em frente!

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também