Termo "Geração Y" é desconhecido para 33% dos estudantes, aponta Ciee

Termo "Geração Y" é desconhecido para 33% dos estudantes, aponta Ciee

Atualizado: Sexta-feira, 28 Maio de 2010 as 4:26

A Geração Y, expressão dada aos nascidos a partir de 1980 e formados na era da informática, caminha com o desejo do rápido enriquecimento e do precoce destaque profissional.

Na prática, pode-se dizer que apenas 65% desse grupo entende esse significado, uma vez que, para outros 33% dos estudantes, a expressão "Y" ainda é desconhecida. Ao somar esse percentual com os 2% de indecisos, o desconhecimento vai para 35%.

Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que entrevistou 4.894 estudantes, com idades entre 18 e 26 anos, para analisar os principais anseios desse grupo.

Levando em conta apenas a fatia dos entrevistados que sabem o que é a Geração Y, 34% têm como principal desejo a rápida ascensão profissional, 17% desejam enriquecer em curto prazo e 14% almejam constante reconhecimento.

Outros dados

A Geração Y sustenta o interesse pela vida financeira desde cedo. A constatação é do Portal Educacional, que avaliou 1.406 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Destes, 56% afirmaram que o dinheiro é muito importante.

Em contrapartida, estudo realizado pela Fundación Crearfutur apontou que os jovens de todo o mundo tardam cada vez mais a entrada no mercado de trabalho, com exceção daqueles que vivem em mercados emergentes.

No mundo, os dados mostraram que são poucos os que estudam e trabalham, o que significa que esses jovens assumem mais tarde as obrigações da idade adulta. Atualmente, 70% dos jovens entre 15 e 19 anos dedicam a maior parte de seu tempo para estudar e dependem da família.

veja também