Tratando de Amizade

Tratando de Amizade

Atualizado: Terça-feira, 25 Outubro de 2011 as 9:12

"Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui." Clarice Lispector

"Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." Provérbios 17;17

"O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial." Provérbios 27;9

"Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos." Provérbios 27;6

"Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando estraga a amizade." Provérbios 17;9

Nestes provérbios do sábio Salomão, podemos observar bem de perto o valor de uma boa amizade, e o quanto elas tem um papel importante em nossas vidas, além dos provérbios podemos encontrar pela Bíblia grandes exemplos de verdadeiros amigos, e também outros nem tão verdadeiros assim; Notem três gerações com exemplos de boas e más amizades; Davi e Jonatas, uma das histórias de amizade mais conhecidas da Bíblia (I Samuel 20); Amnon e Jonadabe , bom, podemos dizer que Amnon não seguiu o exemplo de seu seu pai Davi, ou seja não soube escolher tão bem uma amizade (Leia II Samuel 13); Roboão e os outros, esse neto de Davi, que reinou após a morte de Salomão, valorizava muito mais as amizades do que a ajuda dos mais sábios, e isso lhe prejudicou um bocado(Vide I Reis 12).

O que quero ressaltar com esses provérbios e com as histórias da genealogia de Davi são algumas coisas bem simples, mas de muita importância, algumas dessas coisas confesso que não foi só lendo a Bíblia, ou lendo e ouvindo estudos, que elas entraram na minha cabeça, talvez os amigos que tive e os que ainda tenho, puderam me mostrar e muito mais que isso me ensinar cada uma delas, então vamos lá...

Valorize cada amizade, sempre digo aos meus amigos que se “brigo” com eles por algum motivo, significa que gosto realmente deles e me importo com as suas atitudes, se eles não fizessem diferença em minha vida talvez eu nem me importasse com determinadas atitudes (Todos nós precisamos de um puxão de orelha às vezes pra podermos entrar na linha, entende?). O valorizar que digo claro que não é “Brigue com eles” e sim “Se importe com eles”, perguntar se estão bem, se precisam de alguma coisa, mostre onde está o certo e onde está o errado, todas as pessoas gostam de se sentir importantes para alguém, se seu amigo é importante pra você, mostre isso a ele. A palavra chave é VALORIZE!

Antes de cobrar confiança e fidelidade de um amigo, seja o amigo fiel e de confiança, é aquela velha história, o exemplo precisa partir de você sempre, e em todas as questões. As palavras-chaves não são Confie, ou seja Fiel, a palavra-chave é seja EXEMPLO!

Seja claro e verdadeiro, e essas são questões fundamentais, eu sempre fui o tipo de pessoa que guarda tudo pra si, quando alguma coisa está errada, ou não estou gostando de alguma atitude, me calo e deixo passar, sei que Deus tem tratado isso em mim, pois quando falo parece que tudo o que estava acumulado sai de uma vez e não da maneira que eu gostaria que saísse o que acaba magoando e até ofendendo alguém, mesmo sem a minha intenção. Não falta sinceridade, o que falta no meu caso é clareza e saber a hora e a maneira certa de falar. A palavra-chave aqui é ser PRUDENTE!

Seja Sincero, se houver falsidade não poderá haver amizade. Conversar, conviver, desabafar... são coisas comuns nas amizades, mas precisamos ir além disso para podermos ter uma amizade verdadeiramente sólida, e aí entra a questão da sinceridade entre ambos, que aliás abrange praticamente todas as questões acima, o que chamo de falsidade aqui são aqueles falatórios que estragam qualquer amizade, aquela famosa fofoca, muitos sabem do que estou falando, já ouvi histórias de grandes amigos que se afastaram ou pela falta de sinceridade ou pela falta de um bom dialogo esclarecedor. As palavras-chaves aqui são; Ouça, Fale e seja Verdadeiro.

Aproxime-se de Cristo, e terá uma amizade verdadeira, sincera, de plena confiança, de total fidelidade e que acima de tudo te valoriza... As palavras-chaves aqui são; “Seja um verdadeiro Cristão”.

Por Thiago Macedo

veja também