Tuitar pode ser mais benéfico do que você pensa

Tuitar pode ser mais benéfico do que você pensa

Atualizado: Quarta-feira, 1 Junho de 2011 as 2:01

Enviar uma mensagem de até 140 caracteres no Twitter pode trazer sentimentos de segurança e reduzir a ansiedade. Isso porque, de acordo com um estudo da Universidade de Claremont, na Califórnia, tuitar eleva dos níveis de oxitocina no corpo, um hormônio ligado à sensação de serenidade e bem-estar. As informações são do site da revista "Veja".

Em uma experiência, o pesquisador Paul J. Zak monitorou os níveis de oxitocina no cérebro do jornalista Adam Penenberg para descobrir as reações causadas pelas redes sociais no corpo humano. Nos dez primeiros minutos do teste, entre uma amostra de sangue e outra, a presença da substância no cérebro aumentou 13,2% enquanto o jornalista tuitava. Zak constatou essa mesma variação quando recolheu uma amostra de um noivo no dia de seu casamento.

As taxas de hormônios ligados ao estresse caíram durante os períodos de observação de Penenberg. Zak concluiu que o cérebro interpretou o ato de tuitar como interação direta com pessoas de quem ele gosta. Esse relato, no entanto, não é um estudo conclusivo, mas pode levar a uma explicação científica de por que as redes sociais fazem com que as pessoas se sintam bem.

veja também