Twitter alcança a marca de 1 milhão de aplicativos

Twitter alcança a marca de 1 milhão de aplicativos

Atualizado: Terça-feira, 12 Julho de 2011 as 11:55

O catálogo de aplicativos para o Twitter alcançou a significativa marca de 1 milhão de programas registrados, uma alta considerável em relação aos 850 mil do ano passado, informou a rede social nesta segunda-feira (11/07).

"Um novo software é adicionado a cada 1,5 segundo, o que gera um crescimento considerável nas áreas de análises, curadoria e ferramentas de publicação", afirmou a empresa em seu blog.

O número mostra como existem enormes oportunidades para que desenvolvedores monetizem suas ideias, construindo softwares que aprimorem a experiência do usuário no microblogging. Há mais de 750 mil deles espalhados pelo mundo, que, juntos, conseguiram 500 milhões de dólares em investimento desde dezembro do ano passado.

"A expressiva quantia serve como incentivo ao desenvolvimento de soluções para a nossa plataforma", diz o comunicado no blog oficial da companhia.

Conflitos

A relação do Twitter com os aplicativos de terceiros - usados por grande parte dos usuários nos primeiros anos da rede social – já foi melhor, no entanto. Muitos não ficaram satisfeitos com a iniciativa da empresa de adicionar funções que antes eram de responsabilidade desses programas, como compartilhamento de fotos e versões para dispositivos móveis.

Há algumas semanas a companhia anunciou que não iria organizar este ano uma conferência para desenvolvedores, o que levou à especulação de que eles mesmos planejariam um evento alternativo.

Leia mais: Twitter completa cinco anos, mas como irá sobreviver daqui para a frente?

Junto ao comunicado sobre a expressiva marca, o Twitter anunciou uma reforma no site para desenvolvedores, que, segundo a companhia, traz "melhores materiais de referência e documentação", além de "mais interação" com os visitantes.

"Nós investimos em uma melhor estruturação do conteúdo, a fim de que ele seja encontrado facilmente e de modo intuitivo. Já que o site terá de ser modificado com certa freqüência para agradar nossa ativa comunidade, nós o lançamos com o Drupal – sistema open source para gerenciamento de conteúdo – o que garante maior flexibilidade, mais ferramentas e uma rede de desenvolvedores vasta, com quem poderemos trabalhar em conjunto", afirma outra nota no blog.

(Juan Carlos Perez)

veja também