Twitter completa 5 anos, mas como irá sobreviver daqui pra frente?

Twitter completa 5 anos, mas como irá sobreviver daqui pra frente?

Atualizado: Quarta-feira, 23 Março de 2011 as 10:07

Com o aniversário de cinco anos do Twitter, os analistas de mercado começam a se perguntar quais serão os próximos passos da companhia.

O microblog é uma das maiores e mais populares companhias de Internet do mundo. Isso não é pouco para um negócio que começou durante um momento economicamente dificíl, no qual muitas empresas de grande porte procuravam desesperadamente atenção e tempo online.

Em apenas cinco anos, os usuários do Twitter já enviam mais de 140 milhões de mensagens de 140 caracteres ou menos por dia, o que soma cerca de 1 bilhão de tweets a cada oito dias, escreveu o cofundador Biz Stone ontem em um post de blog.

Stone também afirmou que o serviço levou três anos para alcançar 500 mil contas de usuário, número que hoje é registrado a cada dia.

Isso prova que o Twitter conquistou muito em pouco tempo. É cada vez mais claro que o serviço de microblog está longe de ser um lugar no qual as pessoas simplesmente enviam mensagens sobre uma comida favorita ou apenas para ouvir o som digital de suas vozes.

Pouco mais de uma semana, o Twitter se tornou uma linha direta durante os desastres naturais no Japão. Ele serviu a mesma função durante os terremotos no Chile, e também no Haiti durante o ano passado. O site também atuou como um comunicador chave durante os protestos contra o governo no Irã em 2009.

"Em termos de visibilidade e impacto, o Twitter tem sido impressionante", afirma o analista da Enderle Group, Rob Enderle. "Ele esteve ligado a revoluções e eleições, e mudou a forma como um grupo relativamente grande de pessoas se comunica. É uma nova ideia: a comunicação de um para muitos."

Dan Olds, analista do The Gabriel Consulting Group, denominou o crescimento do Twitter no mundo das mídias sociais como "espantoso”.

"O Twitter importa", diz Olds. "Para uma aplicativo enganosamente simples e inócuo, ele teve um impacto considerável no mundo. Ele tem sido usado por pessoas se manifestando contra regimes repressivos e um canal que os políticos têm utilizado para se comunicar com seus seguidores."

"Além disso", completa, "é um grande mecanismo que as celebridades podem utilizar para passar vergonha. Como não gostar?"

Próximos passos

Com cinco anos de sucesso, o que os usuários devem esperar do Twitter para os próximos cinco?

Em um espaço de mídia social no qual as coisas estão evoluindo constantemente, é uma questão difícil. Olds e Enderle dizem que o Twitter precisa expandir seus serviços para afastar o Facebook ou a próxima etapa de mudanças e eliminações no mundo das redes sociais.

"Espero ver o Twitter se tornar mais integrado a outras redes sociais, e talvez até mesmo se tornar o método padrão utilizado pelas pessoas para atualizar seu status online", diz Olds. "Mas o Twitter ainda é um serviço limitado hoje em dia; ele precisa aprender novos truques ou garantir que sua única função é desempenhada excepcionalmente bem."

Enderle afirma que para que o Twitter sobreviva à próxima década, ele precisa fazer um trabalho melhor para manter os usuários no site por mais tempo e para que as pessoas enviem e leiam mais tweets.

(Sharon Gaudin)

veja também