UFC Trainer e 'Kinect para PC': veja como entrar em forma jogando

UFC Trainer e 'Kinect para PC': veja como entrar em forma jogando

Atualizado: Terça-feira, 13 Agosto de 2013 as 10:56

Jogar videogame pode ser também uma ótima forma de perder peso. Com a chegada de aparelhos com sensores cada vez mais precisos, como o Kinect, Nintendo Wii e PS Move, os consoles deixaram de ser significado de sedentarismo para se tornarem auxiliares de uma vida saudável. Por isso o TechTudo reuniu algumas formas de entrar em forma e se divertir ao mesmo tempo.
 
Kinect
 
O kinect é tido como um dos acessórios mais inovadores da história dos games. Formado por duas câmeras que capturam profundidade, altura e largura, o dispositivo utiliza o corpo inteiro do jogador para efetuar movimentos nos jogos, sem o uso de controles. Ou seja, para cada ação do personagem no game que você terá que se mexer também.
 
Em jogos como Kinect Adventure, o jogador poderá treinar tanto sua forma física como o seu reflexo. Seus minijogos são bastante abrangentes, com diferentes exercícios, como remar, saltar e desviar de obstáculos. Além disso, Kinect Adventure pode ser jogado em grupo, tornando-o ainda mais divertido.
 
Outros jogos, porém, focam especificamente na perca de peso, como o Your Shape Fitness Evolved, distribuído pela Ubisoft. Nele você tem acesso a 60 exercícios diferentes, com mais de 90 horas de jogo interativo. As atividades variam entre dança, ioga e artes marciais. Uma ótima pedida para os que sempre quiseram um personal trainer, ou não querem sair de casa para fazer uns exercícios básicos. O game ainda conta com o modo Run the World, que propoe atividades culturais de diferentes partes do mundo, com músicas de origem latina, africana, sessões de treino “zen” e muito mais.
 
Outro que segue um estilo parecido é o Zumba Fitness, que mistura dança com exercícios ao som de ritmos latinos como merengue, salsa, mambo, rumba e outros. O Zumba surgiu na Colômbia, através de um professor de dança que incluía músicas latinas em suas aulas de aeróbia, o que lhe rendeu até o cargo de coreógrafo da Shakira. As coreografias são bem puxadas de forma a forçar mais o exercício físico.
 
UFC Personal Trainer, como o próprio nome sugere, foca em exercícios relacionados a artes marciais. O jogo conta com setenta exercícios certificados por profissionais, podendo ser personalizados na sua própria rotina diária. Nele é possível treinar diversos golpes com as mãos e com os pés.
 
UFC trainer
 
Wii
 
O console sem fio da Nintendo, também é bastante útil para os que querem entrar em forma se divertindo com seus jogos favoritos. O Nintendo Wii possui algumas ferramentas legais e jogos bastante populares para realizar atividades físicas, como o EA Sports Active e o Wii Fit. Com o primeiro, você pode contar com um personal trainer virtual comandando os exercícios, que podem ser isolados ou juntos em programas completos de até 20 dias. São 70 exercícios diferentes que você poderá fazer em casa, auxiliado por sensores de movimento para os braços e as pernas e um monitor cardíaco para controlar seus batimentos.
 
Já o Wii Fit, conta com uma bateria de softwares de testes físicos em conjunto com um acessório para o console, o Balance Border, que nada mais é que um suporte para o jogador interagir usando sua massa corporal. O acessório junto com o software funciona também como uma balança que mede peso, pressão e inclinação do corpo e te ajuda a realizar todos os exercícios.
 
nintendo wiiO dispositivo também imita seus movimentos na tela, podendo, por exemplo, controlar um goleiro com os movimentos do quadril em uma partida de futebol. Já em outra situação, o jogador deve apoiar a palma das mãos para fazer flexões. O periférico possui sensibilidade à pressão, o que permite o jogador realizar o exercício de diferentes formas para gastar mais calorias.
 
Com a disponibilidade de escolher entre vários tipos de intensidade de exercícios, este jogo disponibiliza diferentes tipos de treinos: equilíbrio, fortalecimento, ioga, kung fu. Caso esteja em dúvida por onde começar e o que fazer, o próprio jogo pode sugerir uma série, tomando em conta seus gostos, tempo disponível e objetivo. O jogo é até usado em reabilitação de atletas universitários que tiveram algum tipo de contusão.
 
Outra questão importante desse console são os acessórios, como halteres, raquetes, tacos, elásticos, pedômetros, braçadeiras e outros, que são obrigatórios para alguns jogos. O próprio Wii Fit pode não funcionar caso você não tenha determinado dispositivo extra.
 
PS move
 
O Playstation Move é uma extensão do sistema Playstation 3. Com um controle de movimento em combinação com a câmera PlayStation Eye ele consegue captar cada movimento e a posição dentro do recinto, com um bom nível de precisão, parecido com o Wii da Nintendo. Ele possui diversos jogos, com alguns voltados à prática de exercícios, como o Zumba Fitness, PlayStation Move Fitness e o UFC Personal Trainer, e outros à prática de esportes como as séries Tiger Woods, Sports Champions, Racquets Sports, dentre outros.
 
Asus Xtion para PC
 
O Asus Xtion é um sensor de movimentos para qualquer computador, seja desktop, notebook ou ultrabook, desde que tenha uma porta USB. O aparelho permite usar gestos e toques em jogos baseados em movimentos, além de comandar tarefas básicas como acesso a filmes, coleções multimídia, galerias de fotos e navegadores web.
 
Obviamente nem todos os programas são compatíveis com a tecnologia, mas o Xtion dá acesso a um mercado de aplicativo com diversos softwares que aceitam todos os comandos dele. O sistema conta com diversos jogos, inclusive alguns voltados para a prática de exercícios em casa como o MayaFit.
 
arcade dançaArcades de Dança
 
Os arcades de dança já foram febre aqui no Brasil e em diversos países, com títulos famosos como Dance Dance Revolution e Pump it up. Os jogos possuíam diversos modos de dificuldade, chegando a níveis tão altos que era difícil até acompanhar os passos do jogador.
 
Foi lançado um tapete para PS2 para poder jogar em casa. O acessório não era tão bom quanto o arcade, por não estar preso no chão e por não acender nenhuma luz ao pisar (o que ajudava um pouco), mas com certeza foi sinônimo de bons momentos e muito cansaço. Apesar da queda na procura dos arcades de dança, eles ainda podem ser encontrados em alguns shoppings e fliperamas.
 

veja também