MENU

Geral

UFF vai usar apenas Enem no processo seletivo em 2013

UFF vai usar apenas Enem no processo seletivo em 2013

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

A Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiu abandonar seu processo seletivo próprio e aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para distribuir as vagas. A medida começa a valer a partir de 2013, considerando as notas das duas edições do Enem 2012. A primeira acontece em abril do ano que vem.

Segundo Neliton Ventura, coordenador do vestibular da universidade, a prova do próximo domingo (18), correspondente à segunda fase do processo seletivo 2012, será o último vestibular organizado pela instituição.

Neste ano, 7.662 vagas, o equivalente a 80% do total ofertado, estão sendo disputadas através do vestibular tradicional. Candidatos que tentarão entra na UFF pelo SiSU disputam 1.850 das 9.512 vagas da instituição.

O motivo da mudança, de acordo com ele, é facilitar o acesso de estudantes mais pobres à educação superior. "A UFF se engaja nesse movimento nacional de buscar democratizar o acesso ao ensino superior, em especial às federais", afirmou ao G1.

Com a adesão da UFF, agora todas as universidades federais do Rio de Janeiro são adeptas integrais da seleção unificada pelo MEC. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tomou a mesma decisão em junho deste ano.

Bonificação

Ventura confirmou ainda que, além de migrar todas as vagas ao SiSU, a Federal Fluminense vai continuar com sua política de bonificação a candidatos oriundos de escola pública.

De acordo com ele, há cinco anos a instituição oferece um bônus de 20% na nota final de candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede municipal ou estadual de ensino. A medida vale para estudantes de qualquer estado.

O coordenador do vestibular da UFF afirmou que, desde o início do programa de bonificação, a porcentagem de estudantes da universidade oriundos de escola pública subiu de entre 12 e 15% para entre 25 e 30%. "Antes eles estavam principalmente estavam em cursos no interior ou os menos concorridos na sede da UFF", contou Ventura.

"Com a bonificação, os cursos mais concorridos foram os que ampliaram muito o número de estudantes [de escola pública]."

Entre as carreiras mais procuradas estão medicina, direito, odontologia e os cursos de engenharia.

Segunda fase

A segunda fase do vestibular 2012 acontece na manhã deste domingo (18). As provas têm início às 9h, mas a UFF recomenda que os 18.918 candidatos aprovados na primeira fase cheguem às 8h. Os portões fecham às 8h50.

Durante o exame, os vestibulandos terão que fazer uma redação e duas provas de conhecimentos específicos

Os candidatos que concorrem a uma vaga no curso de arquitetura e urbanismo deverão ainda fazer uma prova de expressão plástica, que acontece em 20 de dezembro, às 15h, na Escola de Engenharia da universidade.

A UFF vai divulgar o resultado da segunda fase em 28 de dezembro. O resultado final do vestibular 2012 sai no dia 30 de janeiro do ano que vem.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições