último dia para inscrições do Sisu têm recordes de inscritos

Encerram hoje inscrições para o Sisu

Atualizado: Sexta-feira, 11 Janeiro de 2013 as 5:37

 

sisuTermina hoje, às 23h59, o prazo para as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que oferece aos estudantes vagas para as principais universidades federais de todo o país.

Este ano o número de inscritos superou o de 2012, que teve 1.757.399 candidatos participando do processo de seleção de vagas. Para o primeiro semestre, o sistema oferece 129.319 vagas --18% a mais em relação ao mesmo período de 2012-- em 3.752 cursos.

Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e obtiveram nota maior que zero na prova de redação. O candidato pode fazer até duas opções de curso que deverão ser especificados pela ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

O candidato tem a chance de concorrer a vaga de acordo com sua nota do Enem 2012 e deve ficar atento as notas de corte dos cursos escolhidos no sistema do Sisu.

As maiores notas de corte são para os cursos de medicina. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), para conseguir uma vaga na carreira na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) --instituição com a maior nota de corte--, o candidato deve ter tirado ao menos 821,19 pontos no exame.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. Já a segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda podem aderir à lista de espera do programa. O estudante deve demonstrar interesse em uma das vagas remanescentes do dia 28 de janeiro a 8 de fevereiro.

Os candidatos interessados em participar do programa de seleção do Sisu, devem fornecer o número de inscrição do Enem 2012 no site da instituição e preencher corretamente os dados solicitados antes que o processo de inscrições seja encerrado. 

 

 

com informações de: Folha de São Paulo

veja também