Uma pedra no meio do caminho

Uma pedra no meio do caminho

Atualizado: Terça-feira, 6 Julho de 2010 as 1:57

De repente lá está você. Conquistando uma oportunidade, iniciando um novo e desejado desafio. Preenchido por uma súbita vontade de aprender, abraçar mil projetos e se mostrar capaz de honrar aquela chance que lhe foi dada. Essa situação é comum, seja ao ser classificado em um concurso, selecionado em um processo de uma grande empresa, ou qualquer outro contexto cujo resultado seja desencadeado pela soma de grandes esforços e muita vontade de chegar lá.

Contudo não é somente essa fase inicial que se mostra comum, passado algum tempo de adaptação, seja em qualquer realidade, está na hora de mostrar os resultados, entregar tarefas concluídas e de fato mostrar que o rostinho bonito e o terno bem alinhado do dia da entrevista, não eram frutos de uma mera publicidade enganosa. E agora? O que você faz? A euforia tomou outro rumo, a rotina começa a desencadear certa insegurança, você fica em dúvida se dará mesmo conta do que se propôs a fazer e até pensa em ‘abandonar o barco’.

Surge aquela famosa 'pedra no meio do caminho'. Neste momento, é preciso manter o equilíbrio. Avaliar estrategicamente a situação e certificar-se de que você está mantendo o foco, aliás, que você tem um foco. Isso sim faz toda a diferença. Muitos se perdem porque não despenderam tempo suficiente para perceber a grande responsabilidade e o alvo foi apenas ‘conseguir a oportunidade’, não em efetivamente assumi-la.

Para mover a grande, e inevitável, pedra do meio do caminho, é preciso torná-la um obstáculo transponível. Assuma um novo compromisso consigo mesmo. Trace novas metas, novos desejos e desencadeie um novo gás de motivação. Não permita que o imediatismo e a ansiedade, peculiaridades dos jovens Y, minem sua chance de vencer. Não se contente com pouco, não se conforme com a mediocridade. Vá além e, como disse o poeta, 'sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.' O segredo é não desistir. Sucesso, sempre.

Danielle Abade é estudante de Comunicação Social - Relações Públicas na PUC Minas e atualmente estagiária na General Electric Transportation, no setor de Comunicação Interna. Estreou no Minha Carreira em Janeiro de 2010.

veja também