Universidades levam emprego a seus alunos

Universidades levam emprego a seus alunos

Atualizado: Sexta-feira, 29 Abril de 2011 as 1:52

As feiras universitárias estão se adaptando ao mercado aquecido na busca das empresas por profissionais. Mais do que palestras e workshops sobre carreira, mercado de trabalho e processos de recrutamento, o destaque este ano será o número de oportunidades oferecidas nesses eventos organizados pelas instituições de ensino para encaminhar seus alunos ao mercado de trabalho. A primeira grande feira, entre as mais tradicionais, será realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 3 e 5 de maio, com a promessa de oferecer 3 mil empregos aos estudantes. Outra estratégia adotada pelas universidades é a criação de espaços permanentes para esse contato entre empresas e jovens profissionais, como está sendo implementado nos campi da Universidade Estácio reforçados ainda por unidades do Ciee. Fique atento a esses eventos principalmente agora em maio, que concentra as principais feiras de emprego e carreira do ano.

Seleção a toda hora - As grandes universidades já destinam um espaço constante para os alunos terem contato com as oportunidades de emprego nas empresas. Algumas como o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferecem ainda o serviço de coaching de carreira, que se focam também na orientação para os processos seletivos. A mais recente iniciativa nesse sentido está sendo instalada pela Universidade Estácio, que inaugura o Espaço Estágio Emprego em suas unidades do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Segundo Solange Calvano, gestora da Central Nacional de Empregos e Estágios da Estácio, o obejtivo é instalar esse seviço em 20 campi até o final do ano. É como se fosse uma feira de carreira constante, com empresas expondo seus programas e oferecendo suas oportunidades de carreira. “Também fazemos orientação para elaboração de currículos, participação de dinâmicas e para um melhor desempenho nas entrevistas”, diz. A meta da Estácio é ter pelo menos uma empresa ou consultoria de seleção por semana atuando em cada Espaço com seus profissionais de recursos humanos tendo contato com os estudantes.

Parceria com o Ciee - Para reforçar esse serviço, a Estácio está iniciando também uma parceria com o Centro de Integração Empresa escola (Ciee). Em abril foi inaugurado mais um posto de atendimento, desta vez no campus Campus Nova América, no Rio de Janeiro (RJ). É expansão de uma parceria que vem dando resultado. Em 2010 foi inaugurado o primeiro posto na unidade Tom Jobim, onde 2.400 alunos foram atendidos entre julho e dezembro de 2010.

3 mil vagas - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anuncia que trará 3 mil oportunidades de emprego, entre os dias 3 a 5 de maio, para a sexta edição da Feira de Estágio e Trainee. O evento acontecerá no Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão. Estudantes de todas as universidades podem participar e a entrada é gratuita.

veja também