USP terá campus em Santos com três cursos

USP terá campus em Santos com três cursos

Atualizado: Segunda-feira, 11 Julho de 2011 as 8:18

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (8) a criação do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Santos, no litoral paulista, com três cursos: graduação em Engenharia de Petróleo, especialização semipresencial em Ética, Valores e Cidadania na Escola e mestrado em Sistemas Logísticos.

Segundo o governo, as aulas devem ter início em 2012 em uma unidade que deverá ser instalada no bairro Vila Mathias, área que abriga um imóvel onde funcionava a escola estadual Cesário Bastos e o galpão da garagem municipal, cedido pela Prefeitura de Santos. Caberá à USP fazer a reforma e a adaptação do local.

O curso de Engenharia de Petróleo era ministrado na Cidade Universitária, em São Paulo, desde 2002. As novas turmas serão transferidas para o novo campus. Serão 10 vagas no vestibular. As inscrições serão abertas no dia 26 de agosto.

Além da implantação do novo campus universitário, o acordo prevê a integração da USP ao Parque Tecnológico e a implementação do Instituto Oceanográfico no Porto de Santos.

Também foi lançado o novo curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola, resultado de uma parceria entre a USP e o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O curso é direcionado a portadores de diploma do ensino superior que estejam exercendo atividades de professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor, em instituição de educação infantil, ensino fundamental, médio ou profissional.

O curso é semipresencial com duração de 18 meses. As inscrições têm início na segunda-feira (11) pelo site da Fuvest. Serão oferecidas mil vagas, 100 delas em Santos.

veja também