Vagas de estágio crescem em julho e agosto

Vagas de estágio crescem em julho e agosto

Atualizado: Terça-feira, 20 Julho de 2010 as 8:45

Quem busca uma colocação no mercado de trabalho, principalmente no início dos estudos, se depara com uma infinidade de candidatos com o mesmo objetivo e anseio. Uma empresa com proposta atraente, que ofereça benefícios, horário comercial e ambiente agradável, é o sonho de qualquer principiante.

Segundo Carmen Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), o primeiro trimestre do ano é considerado a primeira temporada de oportunidades, momento em que as pessoas se formam e o quadro de vagas cresce. Já no segundo semestre, aumentam as demandas de reposição, gerando grandes oportunidades e aquecimento da economia.

“Em julho e agosto serão mais de 52 mil vagas abertas em todo o Brasil, sendo que 42 mil delas destinadas a níveis superiores, e as demais para o ensino médio e técnico. De todas essas oportunidades, 15 mil estão concentradas em nossa empresa”, comenta a gerente de treinamento do NUBE.

Apesar de boas oportunidades surgirem durante o ano todo, é preciso que o jovem se prepare para buscá-las e se inserir no mercado de trabalho. “Atualizar sempre o currículo, colocar a última graduação, cursos extracurriculares, idiomas, cursos de férias e voluntariado é primordial.”, lembra Carmen.

A gerente de treinamento comenta que os cinco campos com maior número de vagas são administração, com 40%, pela amplitude da área; comunicação social, pois possibilita trabalho em diversos segmentos; engenharia, pela falta de profissionais no Brasil; informática, pela necessidade de serviços pela internet e desenvolvimento de sistema; e, por fim, direito, pela gama de oportunidades disponíveis diariamente.

“Na hora da seleção, alguns critérios como o grau de iniciativa do candidato, apresentação pessoal – previamente elaborada com um tempo máximo de 3 minutos –, coerência no texto, postura adequada durante a apresentação, olhar nos olhos, transmitir credibilidade e ser franco são levados sempre em consideração.”

Além disso, no momento da entrevista de emprego ou de qualquer processo seletivo, o candidato deve priorizar o traje social, evitar maquiagem, perfume e, principalmente, barriga de fora. Esses itens implicam na sua exclusão em qualquer teste.

O estágio é uma excelente forma de inserção no mercado de trabalho. “O estudante terá contato com a carreira e poderá verificar se é realmente o desejado por ele. Não pense apenas na remuneração. Primeiramente, o estágio deve trazer uma situação de experiência, aumento de network, e não apenas ganho de dinheiro.”, finaliza Carmem.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também