Vai um tuíte perfumado aí?

Vai um tuíte perfumado aí?

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 11:44

Para muitos usuários, notificações sonoras para atualizações no Twitter, Facebook e Foursquare não são suficientes para atrair sua atenção. Para evitar que mensagens importantes sejam ignoradas, um produto promete uma nova forma de interação: trata-se do Olly, um aparelho que libera um odor sempre que uma novidade é recebida.

O dispositivo, desenvolvido pela empresa Mint Digital, parece bem interessante. A ideia é simples. Sempre que uma atualização chegar, ele libera a flagrância depositada pelo usuário em seu interior. É possível configurá-lo para que o perfume seja lançado de uma forma específica.

O Olly é capaz não só de monitorar as redes sociais, como também notícias de portais – que exibe os horários do trem, por exemplo – e leitores RSS. Aliás, seu software, por ser open source, pode ser adaptado para acompanhar qualquer conteúdo; basta que desenvolvedores disponibilizem novas funcionalidade para download.

É preciso paciência, no entanto, já que as vendas ainda não começaram. Aliás, o modelo nem sequer foi concluído, embora existam diversos protótipos. Os usuários podem confirmar seu interesse pelo site, garantindo prioridade quando a produção for iniciada.

Para funcionar, o aparelho precisa estar conectado ao computador. Espera-se que funcione em redes sem fio, caso contrário, o odor só será sentido quando a máquina estiver no mesmo ambiente em que o usuário se encontra. Interação a partir de cheiros: será que os consumidores abraçarão a ideia?

(Elizabeth Fish)

veja também