Veja algumas dicas de química para a prova do Enem

Veja algumas dicas de química para a prova do Enem

Atualizado: Quarta-feira, 19 Outubro de 2011 as 5:20

O Portal da Band traz dicas para a prova de química do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quarta-feira. O professor Marcelo Cruz - colaborador do site Descomplica e coordenador de Química do Vestibular de A a Z - explica que a avaliação é dividida em duas partes.

“Há as questões conteudistas, ou seja, aquelas que têm características de um vestibular tradicional; e aquelas que envolvem os problemas ambientais ou assuntos que privilegiam os conhecimentos gerais na química”, explica.  “O primeiro grupo citado está cada vez mais presente, uma vez que o Enem já é a única forma de ingresso ao ensino superior em diversas universidades no Brasil”, diz.

O segundo grupo de questões reflete a principal característica do exame. “Envolvem a habilidade em interpretar textos, tabelas ou gráficos, muitas vezes atrelados aos seus conhecimentos em problemas ambientais e conhecimentos gerais na química”, completa Cruz.

Abaixo, o professor lista cinco temas e indica o que o candidato deve levar em conta na hora de estudar nesta reta final. 

1- Problemas ambientais: Efeito estufa. É importante conhecer os principais gases do efeito estufa, lembrando que tal fenômeno é natural. O seu agravamento, através das atividades humanas, por exemplo na queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), provoca o aumento na temperatura do planeta com consequências para o clima e o relevo global.

- Chuva ácida: Você deve lembrar que esse fenômeno é consequência da queima, principalmente, do enxofre presente como impureza nos combustíveis fósseis.

- Camada de ozônio: Você sabe que a camada de ozônio estratosférica nos protege da emissão de grande parte das radiações ultravioletas vindas do sol? Lembre-se de que os gases CFC’s são os principais responsáveis pela redução na camada de ozônio, aumentando assim a incidência de doenças de pele.

2 - Conhecimentos  gerais: Leia um pouco sobre reciclagem de alumínio, plásticos biodegradáveis, biocombustíveis (etanol e biodiesel) e fontes alternativas de energia (eólica, solar, etc).

3 - Química Geral: Não se esqueça de fazer exercícios de estequiometria, assunto que não falta em nenhuma prova do Enem. Além disso, é bom lembrar as principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização.

4 - Fisico-Química: Não deixe de fazer questões de termoquímica. São comuns aquelas que envolvem reações de combustão com cálculo do calor envolvido na queima de diversos combustíveis (poder calorífico). Outro assunto que merece uma boa revisão são as soluções.

5 - Química Orgânica: Você lembra as principais funções da química orgânica? Estude, já que elas são recorrentes em questões no exame.

O Enem acontece nos próximos dias 22 e 23 deste mês.

veja também