Veja como aproveitar os últimos dias de férias

Veja como aproveitar os últimos dias de férias

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 10:51

Não estudou tudo o que devia no primeiro semestre e deixou parte da matéria acumulada? A hora de resolver esse problema é agora! Com a ajuda do GUIA DO ESTUDANTE, você dá a largada  e começa uma maratona de estudos. Siga nossos sete passos e ultrapasse esse conteúdo que pode te atrapalhar no vestibular. No final dos seis dias (o domingo é só para descanso!) serão 48 horas de estudo e muito, muito, muito mais conhecimento que fará toda a diferença na reta final. Se prepare para chegar em primeiro lugar nessa corrida. E boa sorte!

Para elaborar nossas dicas contamos com a colaboração do coordenador de Pré-Vesttibular do Anglo, Alfredo Francisco do Nascimento.

Antes da largada

1 -  A hora é de se organizar. Coloque no papel todo o conteúdo que precisa ser estudado e faça uma planilha com horários para cada disciplina e intervalos para lanches. Você pode estudar oito horas por dia, cinco na parte da manhã (8 às 12h) e quatro na parte da tarde (de 14 às 18h).

Durante a corrida

2- Dedique no máximo uma hora para cada disciplina por turno. Não adianta achar que você pode ficar um dia inteiro estudando só Matemática e outro só Geografia que o estudo não vai funcionar bem. "O ideal é separar uma hora por turno para cada disciplina, que assim o rendimento será muito maior", comenta Nascimento.

3 - Não desanime no meio do caminho. É preciso encarar com seriedade. Os maratonistas, aqueles valentes que correm 42 quilômetros em uma prova não desistem quando se deparam com o primeiro obstáculo. Você também não pode. "A melhor maneira de encarar um problema é não fugir dele. Tem matéria atrasada? Então tem que ter paciência e sentar e estudar bastante", comenta o coordenador.

4 -  Durma bem e não exagere no lazer. Essa é a sua semana final, que pode te colocar de volta no ritmo da sua turma e que vai, com certeza, te ajudar a ter o melhor desempenho no vestibular. Por isso, se esqueça das baladas e das festas. Reserve o sábado à noite, depois de terminada a nossa maratona, para se jogar. Até lá tenha foco. Não deixe de estudar oito horas por dia e faça apenas programas mais leves durante a noite como ir ao cinema com os amigos ou se dedicar a um bom livro.

5- Exercício dá pique para aguentar o trajeto. Não deixe a academia de lado e reserve uma hora do seu dia para a prática de exercícios físicos. O exercício dá ânimo para o organismo enfrentar essa maratona.

6 -  Não se esqueça de comer bem. "Ninguém consegue estudar de estômago vazio. Então é mportante tomar um bom café da manhã antes de começar e fazer um lanche antes do almoço, que também deve ser reforçado. Com o estômago vazio o rendimento também cai e o estudante não consegue estudar como deveria", diz Nascimento.

Reta final

7 - Faça pelo menos duas redações nessa última semana e não deixe de ler jornais e revistas. Mas deixe o esporte e o horóscopo de lado e lei atentamente os editoriais e as matérias principais, principalmente de política e internacional. "Estudante não pode estar isolado do mundo, precisa estar antenado. A melhor maneira de fazer isso é lendo jornais. Quem lê escreve melhor, mas redação exige prática. Por isso é importante escrever e, no início das aulas, pedir para um professor corrigir os textos".

Seguindo nossas dicas você com certeza vencerá esse conteúdo que te deixou para trás no último semestre e vai chegar com um pique renovado ao último, e decisivo, semestre.

veja também