Veja dicas de como escolher o tênis certo que tem tudo a ver com seu estilo

Com que tênis eu vou?

Atualizado: Segunda-feira, 23 Abril de 2012 as 9:39

O tênis pode dizer muito sobre uma pessoa. Além disso, ele é um grande adicional na hora de compor um visual, seja para balada ou simplesmente para dar um toque a mais no uniforme da escola. E já se foi o tempo em que todo mundo usava o mesmo pisante, aquele “da moda” que a turma inteira da rua queria ter.
Atualmente, existem modelos para todos os gostos e tribos, em diversas cores e formatos. E tem maluco que até arrisca usar dois modelos ao mesmo tempo . Prova disso são as grandes grifes como Christian Louboutin, Dior e Kenzo investindo cada vez mais no sneakwear e lançando seus itens exclusivos a preços altíssimos -- o Kanye West sabe bem disso!
A seguir, o consultor de estilo especializado em moda masculina Lula Rodrigues dá dicas para cada ocasião. “É claro que ninguém vai ter um tênis para ir pra balada, outro pra escola e outro pra ir no shopping, isso sai caro. Tente descobrir um estilo com o qual você se identifica e invista num tênis que sirva para as variadas situações”, diz Lula.

Para a balada, Lula sugere dois looks, baseados tanto no lugar quanto no estilo de quem vai usar esse tênis.
Se for uma balada mais rock’n roll, a recomendação dele é usar tênis de couro preto ou um All Star preto, de couro ou de lona. Para combinar, ele recomenda leather jeans, isto é, um jeans cujo acabamento remete ao couro, e uma camiseta ou uma camisa com decote em V.
Por outro lado, se o seu estilo for mais puxado para o hip hop, a sugestão de Lula  é “usar um tênis esportivo, amarrado, com um bermudão e uma camiseta com jaqueta”.
PARA PASSEAR COM OS AMIGOS
Em um ambiente mais descontraído e com bastante luz, como os shoppings, Lula acredita que há mais liberdade. “Tenho visto muito nesse tipo de lugar os jovens usando bermuda com os tênis que fazem o estilo deles - incluindo aqui muita coisa colorida, que aparece melhor”. Mais uma vez, camiseta compõe um visual interessante.

PARA USAR NA ESCOLA
Antigamente, todas as escolas tinham como norma o uso de uniforme e um tipo de sapato específico. Hoje, alguns colégios deixam os alunos usarem roupas comuns, o que dá espaço para muita criatividade nos visuais.
Para as aulas, Lula sugere duas combinações: se estiver calor e for o caso de usar uma bermuda, aposte em um tênis esportivo. Para quem usa jeans, vale um tênis esportivo ou um basicão. Na parte de cima, o especialista recomenda de maneira quase exclusiva: “camiseta sempre cai bem”.
Lula ainda faz um alerta: é importante sempre estar atento com as regras da escola quanto ao vestuário: “Alguns colégios podem ver problemas no aluno usar bermuda, por exemplo”.

PARA JOGAR BOLA
Quando o assunto é futebol, Lula lembrou o caso do meia inglês David Beckham como ícone de estilo. “Nos anos 1990, todos os rapazes ingleses copiavam os penteados dele. O que a gente vê acontecendo com o Neymar hoje é uma reprodução do que se viu com o inglês”, comenta.
Para quem quer parecer estiloso até na chuteira, Lula recomenda que a inspiração venha de um craque que se admira: “Quando o cara vai jogar bola, ele quer fazer jogadas como as que o Neymar, oCristiano Ronaldo e o Messi fazem. Hoje, os craques também são fashion, tem contratos com grandes grifes. Vale a pena ficar de olho no que eles vestem - e a chuteira é o primeiro passo para isso”.

O CORINGA
Para quem não quer errar - ou ter um tênis para várias ocasiões - Lula recomenda o Converse All Star de couro ou de lona preto, ou ainda o modelo clássico do Adidas. “São imbatíveis, e podem ser usados dos 16 aos 45 anos, e servem para quase todas as situações. Eles nunca vão desmontar um visual”, diz o especialista.
O QUE NÂO FAZER
Para Lula, o grande pecado de um visual pode ficar na meia, especialmente se ela aparecer demais. “Muitas vezes vejo gente usando aquela meia branca até o meio da canela. É muito feio. Além disso, tira a atenção do que é importante. É o tênis do garoto que quer passar um recado para quem o vê, não a meia”, diz.

CUIDADOS
Além de indicar opções legais para serem usadas, o consultor de estilo deu algumas dicas de cuidados com os tênis e com os pés. “Chulé não dá. Usando tênis com ou sem meia, desde cedo é importante começar a usar um spray, que ajuda a conservar o tênis e também evita o mau cheiro”, ressalta Lula.
Tem muita gente que gosta de usar o calçado sujo e encardido - a eles, o especialista faz uma menção especial: “Não importa a marca! Ter estilo é uma coisa, chulé é outra.”

veja também