MENU

Geral

Vida Digital foi o tema da redação do Enem 2011

Vida Digital foi o tema da redação do Enem 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

O tema proposto para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 foi “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado”. Como ponto de partida para os candidatos realizarem a dissertação, a prova oferecia dois extratos de texto jornalísticos publicados na imprensa e uma tirinha. Os candidatos receberam bem o assunto. Neste domingo, os alunos também responderam questões de Linguagens e Matemática.

“Um dos primeiros candidatos a sair da Uninove, na Barra Funda, em São Paulo, Carlos Henrique de França, 21 anos, disse que não teve dificuldade para dissertar sobre o tema. “A internet é a nossa segunda vida. Vai chegar um tempo em que a gente não vai precisar nem sair de casa para fazer as coisas”, disse o aluno que pretende conseguir bolsa do Prouni para continuar cursando engenharia mecânica na faculdade Anhanguera.

Além da redação, uma das primeiras perguntas da prova de Linguagens era sobre como funcionam as amizades no mundo virtual. Havia um gráfico com as vantagens e desvantagens das amizades recíprocas ou de um sentido só (quando a pessoa penas segue alguém na internet) e um texto de apresentação que fornecia informações que podiam ajudar os candidatos a escrever o texto dissertativo.

Ao sair da prova, a candidata Daniela Gonzaga, de 18 anos, também na Barra Funda, lembrou que as redes sociais são um bom instrumento de comunicação. “Mas temos que tomar cuidado com a exposição”. Grávida de 8 meses, Elizabeth Aparecida Rosa, de 28 anos, fez a prova porque pretende cursar pedagogia, e achou o tema simples. “Tudo agora é pelo computador. Era só ter calma e falar sobre como a internet afeta a nossa vida”, conta.

Surpresa positiva

No Maranhão, o tema foi visto como uma surpresa positiva. Principalmente porque os candidatos apostavam em temas mais “complexos” como conflitos no Oriente Médio, desmatamento, Copa do Mundo, corrupção e até mesmo conflitos agrários.

A estudante Larissa Oliveira Lima, de 18 anos, disse que ficou surpresa com o tema da redação. “Achei simples e bastante atual. Não enfrentei dificuldades. Diante do que está acontecendo na Líbia, imaginei algo ligado ao ditador Muamar Kadafi. Li muito sobre isso. Agora, falar de internet é bacana. Principalmente quando se tem costume de escrever sobre tudo”, comemora a estudante.

Outra que também achou o assunto interessante foi Magda Gonçalves, de 20 anos. “O tema foi legal porque é algo que vivemos diariamente. Acho que consegui desenvolver uma boa redação. No geral, a prova foi relativamente fácil. Não tive surpresas desagradáveis”, analisou.

Estreante no Enem, Luane Almeida, de 18 anos, se surpreendeu pelo nível das provas nos dois dias. “Tirando a de matemática, o restante foi relativamente fácil. Eu esperava provas mais difíceis e complexas. Mas ainda bem que eu estava errada”, analisou.

O Enem avalia o ensino médio e é usado para compor a nota de vestibulares e pré-requisito para bolsa de estudos integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o financiamento estudantil do Fies, ambos concedidos pelo governo federal. Dos mais de 5,3 milhões de candidatos se inscreveram, 26,4% não compareceram ao final do exame. O gabarito oficial será publicado na terça-feira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições