Você pode confiar em um perfil no Facebook?

Você pode confiar em um perfil no Facebook?

Atualizado: Terça-feira, 1 Março de 2011 as 9:46

Existem hoje mais de 700 milhões de pessoas ao redor do mundo, com perfis em sites de redes sociais como Facebook e MySpace. Nos  E.U. 75% das pessoas entre 18 e 24 anos  têm acesso ao uso de sites de redes sociais da Internet  . E ao longo dos últimos quatro anos, em todos os grupos etários , a sua utilização quadruplicou.

Mas esses perfis nos diz algo sobre a personalidade das pessoas na vida real ?   É muito fácil de exibir online uma versão idealizada de si aos outros por isso certamente a tentação de exagerar ou até mesmo dar uma impressão totalmente enganosa é muito grande ?

Personalidade real versus idealizada

Para descobrir os psicólogos recrutaram 236 estudantes alemães e americanos que usam sites de redes sociais .

Primeiro foi "medida"  suas personalidades reais sobre as quais os psicólogos chamam de " 5 grandes traços de personalidade (extroversão, afabilidade, consciência, neuroticismo e abertura, facilidade à experiências). Em segundo lugar, "mediram" suas personalidades idealizada : quem eles gostariam de ser.

A verdade surpreendente

Depois de observar e comparar as personalidades reais  e idealizadas   os pesquisadores descobriram que, em média, as pessoas eram muito mais propensas a mostrar sua personalidade real nos sites de redes sociais ao invés de seus "eus" idealizados.

Em geral as pessoas foram extremamente honestas representando a si próprios.

Em consonância com outros achados, este estudo descobriu que, quando se analisa o perfil de um desconhecido, pela primeira vez, alguns aspectos da personalidade são mais difíceis de discernir. Neuroticismo em outros é particularmente difícil de avaliar, ao passo que as pessoas  encontram extroversão e abertura à experiências relativamente fácil de avaliar, mesmo em pessoas estranhas.

Falso online?

Este estudo é um golpe para que o velho estereótipo de que a web é uma espécie de sertão assustador, um local não confiável, onde vale tudo e nada e o que parece, povoada por rapazes que finge ser qualquer coisa .

Contrariamente à sabedoria recebida, bem como a teorização acadêmica de que a Internet estimula as pessoas a um projeto  auto-idealizado, esta pesquisa sugere que as pessoas são  honestas em exibir online suas verdadeiras personalidades.

Seja qual for a causa, esse fato pode ajudar a explicar a popularidade fenomenal de sites de redes sociais: a verdade atrai as pessoas.

Você esta de acordo com esse estudo ? Muito obrigada por compartilhar seus pensamentos  nos comentários abaixo

veja também