Você realmente precisa de academia

Você realmente precisa de academia

Atualizado: Segunda-feira, 10 Maio de 2010 as 2:13

Descubra antes da matrícula para não jogar a toalha na primeira semana

As festas - e a esbórnia gastronômica - acabaram. E você, que está se sentindo como um pudim, decidiu que vai se matricular na primeira academia que encontrar. Mas, antes de amarrar os tênis, leve em consideração seus hábitos, objetivos e principalmente a grana disponível. Eles podem atrapalhar sua meta. Para que isso não aconteça, faça o teste ao lado, que foi elaborado pelos treinadores americanos Michael Mejia, Ian King e Ross Chouler e pelo psicólogo do esporte Jim Golby, e decida se a academiaé realmente o melhor lugar para voltar à ativa.

AS PERGUNTAS

Todos nós temos estilos de vida e objetivos diferentes em relação a exercícios. Enquanto uns querem emagrecer, outros procuram melhorar o condicionamento ou ganhar músculos. Com este teste, você vai saber qual a melhor forma de alcançar os seus:

1 Quais são suas metas com a prática de exercícios?

A Perder peso. B Melhorar o condicionamento físico. C Aumentar massa muscular. 2 Qual frase descreve melhor sua habilidade de trabalhar em casa?

A Trabalho melhor num ambiente familiar. B Onde quer que esteja, trabalho bem. C Não me concentro tão fácil. 3 Em quanto tempo você chega à academia?

A Mais de uma hora. B Cerca de 45 minutos. C Menos de 20 minutos. 4 Quanto tempo por semana você pode passar na academia?

A Menos de duas horas. B Cerca de cinco horas. C Mais de dez horas. 5 Você é bom em atingir metas e se motivar?

A Eu busco a perfeição na maioria das tarefas e as executo sozinho. B Eu estabeleço objetivos mais difíceis em comparaçãoà maioria das pessoas. C Eu preciso que outras pessoas me motivem. 6 Como você se descreve socialmente?

A Sinto vergonha de fazer qualquer coisa quando estou sendo observado. B Fico à vontade na maior parte dos eventos sociais. C Gosto de fazer atividades com outras pessoas. 7 Quanta grana você está disposto a gastar com academia por ano?

A Menos de 500 reais. B Entre 500 e 2 mil reais. C Dinheiro não é problema. 8 Como lida com mudanças?

A Eu me sinto mais confortável em situações que já vivi antes. B Gosto de experimentar atividades diferentes. C Fico entediado com facilidade - acredito que variar é o tempero da vida. 9 Como é a região que você mora?

A Interior com pouquíssima infra-estrutura. B Interior próximo de uma grande cidade. C Uma capital ou uma grande cidade. 10 Ao olhar-se no espelho, o que pensa primeiro?

A As outras pessoas são mais seguras em relação ao corpo do que eu. B Estou feliz com algumas partes do corpo, mas gostaria de melhorar outras. C Não ligo para o que pensam sobre minha aparência: gostem de mim assim ou nada feito. 11 Qual frase descreve melhor sua postura para realizar coisas?

A Alcançar meus objetivos só depende de mim. B Recentemente me dei mal numa atividade que tentei aprender. C Se eu invisto tempo e dinheiro, o resultadoé positivo. 12 Que tipo de exercício você faz atualmente?

A Nenhum com regularidade, só atividades aeróbicas ou esportes ao ar livre. B Combinação de musculação e treinamento cardiovascular. C Musculação e trabalho de resistência pesado.  

RESPOSTAS E SOLUÇÕES

Maioria A

Sua solução: os objetivos em relação à atividade física e as restrições provocadas pelo seu estilo de vida mostram que você não deve gastar mais de 700 reais por ano numa academia. A sugestão é você investir num bom par de tênis de corrida e mexer o corpo em casa ou na rua.

Maioria B

Sua solução: você tem menos impedimentos e tempo livre o bastante para freqüentar a academia ocasionalmente, mas não o suficiente para aderir a um plano caro e completo. Comprar alguns pesos livres para ter em casa é uma boa idéia. Em paralelo, procure academias com promoções, como planos mais acessíveis para horários alternativos.

Maioria C

Sua solução: você provavelmente já freqüentou uma academia. Combina com seu estilo de vida e é fundamental para que você atinja seus objetivos. O desafio é apenas decidir em qual delas se matricular.

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também