YouTube busca jovens cientistas

YouTube busca jovens cientistas

Atualizado: Quinta-feira, 13 Outubro de 2011 as 9:49

A ação “Space Lab in YouTube”, lançada pelo YouTube, está a procura de jovens cientistas. Estão aptos a participar do projeto cientistas na faixa etária entre 14 e 18 anos, que queiram ver as suas experiências expostas na Estação Espacial Internacional.

O projeto aceita inscrições de um único autor ou de grupos de até três integrantes. Para participar, os interessados devem realizar um vídeo de até dois minutos descrevendo uma experiência ligada às áreas de Ciências da Vida ou da Física. É preciso enviar o vídeo para o YouTube até o dia 7 de dezembro de 2011.

No dia 3 de janeiro de 2012, os 60 finalistas do projeto serão anunciados pelo canal de vídeo, e a partir daí, começa a votação por um júri especializado, e pelos internautas ao redor do mundo.

O júri é formado por nomes de peso, como o do físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking (presidente do júri do concurso), os astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) Frank de Winne, Samantha Cristoforetti e Thimoty Peake, o astronauta da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), Leland Melvin, Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA), Chris Hadfield, da Agência Espacial Canadense (CSA) e até o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laiberté.

O projeto “Space Lab in YouTube” vai premiar dois projetos: um vencedor na categoria entre 14 e 16 anos, e outro, na categoria entre 17 e 18 anos. Os vencedores poderão escolher entre uma viagem ao Japão, para testemunhar o lançamento da sua experiência ao espaço, a bordo da nave HTV, ou uma viagem para à Rússia, na Cidade das Estrelas, onde poderá participar de um treino espacial completo.

Via: Oficina da Net

veja também