Guia sugere sete exposições imperdíveis em SP

Guia sugere sete exposições imperdíveis em SP

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 9:16

A cidade está fervendo, e o   Guia   selecionou as melhores exposições em cartaz na cidade de São Paulo. No roteiro abaixo, estão alguns dos artistas mais importantes do mundo. Veja as sugestões e programe-se:

O Mundo Mágico de Escher

Vista por mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil, a mostra está em sua última semana no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil, centro de São Paulo). Com entrada gratuita, a exposição exibe 95 obras do artista holandês que revolucionou as artes gráficas com suas construções enigmáticas e compulsivo processo criativo. A mostra tem diversos elementos interativos. De sexta-feira (15) a domingo (17), o público poderá visitar o local das 9h às 23h.

Informe-se sobre o evento

  Cândido Portinari

Entra em cartaz nesta sexta (15), no Museu de Arte Moderna MAM, zona oeste de São Paulo), a exposição que investiga o período de formação do modernista brasileiro Cândido Portinari (1903-1962). Com curadoria de Annateresa Fabris, a mostra reúne cerca de 90 trabalhos, que incluem obras emblemáticas e outras menos conhecidas pelo público. Além das telas, são apresentados documentos do artista e estudos para a realização de projetos monumentais --como os murais que produziu para a Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso, em Washington (EUA), na década de 1940.

Informe-se sobre o evento

Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido

Está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (zona oeste de São Paulo) a mostra "O Retorno do Desejo Proibido", de Louise Bourgeois, até 28 de agosto. Esta é a primeira grande individual da artista plástica na América Latina. Com cuidadosa curadoria de Philip Larratt-Smith, a exposição é uma análise sobre a relação da artista com a psicanálise --percorrerá ainda Rio de Janeiro e já passou por Buenos Aires.

Informe-se sobre o evento

Allan Finkelman/©Louise Bourgeois Trust "Arch of Hysteris", de Louise Bourgeois, está exposto na mostra "O Retorno do Desejo Proibido", no instituto Tomie Ohtake até agosto Arcângelo Ianelli

A Pinacoteca do Estado de São Paulo (centro de São Paulo) exibe 47 obras do pintor, escultor, ilustrador e desenhista, até 14 de agosto. Fazem parte da mostra desenhos, pinturas e gravuras --desde a fase figurativa de Ianelli até o fim de sua carreira, na qual predominaram os trabalhos abstratos-geométricos.

Informe-se sobre o evento

Esculturas Aventura Arte que (Quase) Se Move

Dez esculturas que dão a sensação de movimento --concebidas por nomes como Alexander Calder, Umberto Boccioni, Franz Weissmann e Waldemar Cordeiro, entre outros-- integram a exposição ao lado de uma mesa-ateliê. Organizada pela curadora Katia Canton, a mostra tem proposta interativa e pretende estimular o visitante a vivenciar uma experiência que vai além da simples observação de obras.

Informe-se sobre o evento

  O Universo Gráfico de Glauco Rodrigues

Pintor, desenhista, gravador, ilustrador e cenógrafo, Glauco Rodrigues, um dos maiores artistas contemporâneos brasileiros, ganha retrospectiva na Caixa Cultural São Paulo (zona oeste de São Paulo) até 21 de agosto. Com curadoria do dramaturgo Antonio Cava, a exposição reúne mais de cem originais do artista, entre serigrafias, litografias, linoleografias, capas de revistas (como a extinta "Senhor" e a "Veja" dos anos 1950, 1960 e 1970, entre outras), capas de livros e discos e cartazes de filmes.

Informe-se sobre o evento    

veja também