O balé O Quebra Nozes composto pelo russo Tchaikovsky é homenageado pelos 120 anos de existência

Balé O Quebra Nozes é sucesso no natal

Atualizado: Terça-feira, 18 Dezembro de 2012 as 4:12

 

Hoje, 18 de dezembro, comemoram-se os 120 anos de existência de um dos balés mais famosos de todos os tempos, "O Quebra Nozes".

Composto pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 - 1893), o balé comemora seu 120º aniversário sendo homenageado de diversas formas.

O balé conta uma história de muita fantasia e magia, típicas do movimento romântico da época, relatando as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldadinho de chumbo, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmesurado.

A personagem principal ganha vida no decorrer da apresentação e durante anos vem embalando o coração principalmente do público infantil como uma representação também marcante no período de natal.

A semana passada a companhia de balé Cisne Negro iniciou as apresentações de 'O Quebra Nozes' numa curta temporada natalina que se encerra amanhã, 19 de dezembro, quarta-feira, no Teatro Alfa no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Esta semana o balé ganhou outra homenagem especial feita pelo site de busca mais famoso do mundo, o Google.

Os usuários que acessaram a página de busca do site nesta terça-feira se depararam com mais uma de suas incríveis criações dessa vez feita para homenagear a composição de Tchaikovsky.

O Google que costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, teve hoje um desenho especial em seu doodle, que fica logo na página inicial do site de buscas.

O primeiro doodle criado pelo site surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que atualmente a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais e sabe-se que já foram criados mais de 300 doodles só para os Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

A homenagem do Google ao balé "O Quebra Nozes" já foram comentadas em diversas redes sociais e o site ganhou mais acessos do que o normal graças aos fãs da obra de Tchaikovsky.

Para os que não poderão assistir a apresentação ao vivo da Companhia Cisne Negro que apresenta o balé  "O Quebra Nozes" até amanhã, ainda temos uma boa notícia:  na rede UCI você pode assistir ao balé que está em cartaz atráves da transmissão da gravação do balé russo oficial que representa "O Quebra Nozes". Agora você não tem mais desculpa pra perder essa linda história do natal. Até lá! 

com informações de Folha de São Paulo / G1

veja também