3 fatores que podem determinar sua vitória

3 fatores que podem determinar sua vitória

Atualizado: Quarta-feira, 22 Junho de 2011 as 10:20

Há uma passagem muito interessante na Bíblia em que Amaleque pelejou contra Israel. Moisés pediu que Josué escolhesse homens e fosse à peleja. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do monte. A Bíblia diz que quando Moisés ficava com os braços levantados, Israel prevalecia, entretanto quando ele abaixava os braços, os Amalequitas que prevaleciam. Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur sustentaram os sustentaram até o pôr do sol. Assim os Amalequitas foram derrotados e o nome do Senhor Deus foi glorificado (Êxodo 17.8-16).

Quão importante foi a atitude de Moisés ao levantar as mãos lá no cume do monte. As mãos levantadas revelam a dependência e a fé que Moisés tinha no Senhor. A força e a vitória de Israel estavam diretamente ligadas à proximidade do povo para com Deus, na oração, na fé e na obediência.

Posicionar-se no lugar certo e levantar as mãos como sinal de dependência foi a melhor escolha que Moisés poderia fazer, no entanto, a batalha era longa e as suas mãos se cansaram. Glória Deus, pois ele não estava sozinho, levou consigo dois homens que também entendiam que Israel dependia do Senhor e que o ajudaram a manter as mãos levantadas.

Esse texto revela três fatores que podem determinar a sua vitória, então fique atento:

Estar no lugar certo, na hora certa: Precisamos nos colocar na posição que Deus quer que estejamos. Às vezes achamos que precisamos estar sempre na linha de frente da batalha, no entanto Deus nos quer no monte, na oração, na dependência. Se Ele te colocou numa guerra, não precisa lutar com as próprias forças, apenas se coloque na dependência, lute na oração, no jejum e assim, você prevalecerá. Reconheça que precisa de ajuda: Quando confiamos muito no nosso potencial e nas nossas experiências com Deus achamos que sozinhos vamos conseguir. Tem gente que tem vergonha de expor fraqueza ou medo e até acham que podem encarar tudo. Moisés tinha quem o ajudasse. Não fique sozinho, reconheça suas limitações e peça ao Senhor amizades verdadeiras, peça ajuda em oração aos seus líderes, ao seu pastor e saiba que a unidade traz a benção de Deus. Ande com as pessoas certas: Moisés escolheu Arão e Hur, eles tinham a mesma visão. Quando Moisés se cansou, eles podiam argumentar que também estavam cansados e que seria melhor desistir. Contudo, foram eles que sustentaram o homem de Deus. Talvez você esteja embarcando em relacionamentos errados e tem sido derrotado. Tome hoje a decisão de andar com vencedores, de ir pra guerra com quem tem a mesma visão que você, que queira te ajudar. Cuidado com o jugo desigual nas amizades, você pode ser influenciado de maneira negativa. A minha oração é que você seja vitorioso nas batalhas da vida. Que assim como Moisés, depois daquela vitória levantou bandeira declarando que o Senhor é Deus, você também possa vencer as batalhas que se levantam na sua escola, no seu trabalho, nos seus relacionamentos e saiba que você não está sozinho. Deus está contigo e o JdA tem este propósito, ser como Arão e Hur, estamos aqui pra te ajudar a continuar com as mãos levantadas prevalecendo contra o inferno e contra os males deste mundo.

Por: Michelle Sousa

veja também