A geração que O busca

A geração que O busca

Atualizado: Sexta-feira, 10 Junho de 2011 as 12

"Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó". (Sl 24.3-6)

Adoração é uma das atividades mais documentadas biblicamente, em todo o cristianismo. De Gênesis 4.4 a Apocalipse 22.8, encontramos a Palavra de Deus cheia de exemplos encorajamentos e ordens para adorarmos a Deus. No entanto, mesmo podendo achar mais de 540 textos relacionados a adoração, a igreja hoje não tem prestado atenção a esta mensagem. É um dos temas mais falados ultimamente, porém, um dos menos vividos. Vivemos em um tempo onde as sensações experimentadas em um momento são mais importantes do que as ações éticas assumidas durante o restante da semana.

Davi canta o Salmo 24 questionando quem teria a atitude de entrar na presença de Deus e adorá-lo. No versículo 6 ele confirma que "esta é a geração dos que buscam". Mas de qual geração Davi estava falando? Será da geração contemporânea dele, o povo de Israel? Ou nos tempos de Jesus, com a igreja primitiva? Será que se referia à nossa geração e às igrejas modernas?

Nenhuma dessas. Davi cita a geração que subiria o monte do Senhor e buscaria a sua face. No versículo 5 está escrito: "Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente." Esta é a geração de todos os tempos:

Geração que tem mãos limpas: ações e atitudes santas ( 1 Pe 1.15-16); Geração que tem o coração puro: pensamentos e sentimentos santos (Tg 4.8); Geração que não se entrega à vaidade (idolatria): não vive a ilusão do mundo, nem a falsa adoração (Ec 1.1-4;Sl 115.4-8) Geração que não faz promessas falsas: vive o que fala, o que canta, o que prega (Rm 12.1). A Geração que O busca é aquela que vive em santidade. Somente essa geração entrará em sua presença e o adorará face a face: "sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14b)

A pergunta ainda soa em nossos ouvidos hoje: "Quem subirá?".

Que você possa responder a esse chamado e fazer parte dessa geração.

Por Pr. Anderson Guarnieri

veja também