A noz não é como nós

A noz não é como nós

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 12:14

LEITURA BÍBLICA

Jeremias 19.1-4;10-15

Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos (Jr 18.6b).

Você já quebrou nozes? Ganhei um pacote com dezenas delas e tive de quebrá-las, uma a uma, para retirar da casca dura a parte comestível. Algumas são mais fáceis de quebrar, outras produzem um som diferente ou até se esfarelam quando partidas – estão estragadas por dentro. De qualquer forma, é preciso quebrar a casca para descobrir o que há dentro dela – a noz madura ou a que tem de ser descartada.

Deus sabe que é preciso abrir nossa 'casca' para revelar nosso caráter. Para isso, às vezes usa sofrimentos, problemas, pessoas complicadas...

Ele quebra nosso orgulho, nossa teimosia, nossa independência para que possa transformar nossa vida e moldá-la de acordo com sua vontade. Porém, há pessoas tão duras que não se deixam quebrar por Deus: passam por problemas, mas não mudam com as dificuldades; são indiferentes à voz do Espírito Santo e preferem não ter contato nenhum com Deus. Pessoas assim acabam “estragando” por dentro, porque não permitem que Deus transforme suas vidas.

O povo de Judá estava assim, 'estragado' por causa de seus pecados. O profeta Jeremias quebrou um vaso de barro, ilustrando o que Deus faria com aquelas pessoas. O povo seria julgado por sua desobediência e enviado ao exílio, para que depois fosse restaurado por Deus.

O cativeiro foi uma experiência dolorosa, mas serviu para firmar a fé daqueles que depois reconstruíram seu país.

Muitas vezes, Deus precisa nos 'quebrar' para nos abrir e descobrirmos quem realmente somos e deixar que ele nos molde. O vaso quebrado pelo profeta já não servia mais, mas uma pessoa “quebrada” por Deus pode ser restaurada por ele, que a torna uma nova criação (2Co 5.17). São os filhos “quebrados” e restaurados que ele pode usar em sua obra. Deveríamos ser flexíveis, como o barro na mão do oleiro, e deixar que Deus nos molde conforme a sua vontade. - VWR

A noz não é como nós: ela precisa ser quebrada para ser útil, e nós?

veja também