Afinal, o que significa dizer "Amém”?

Sim, aquela palavrinha que falamos ao final de cada oração. Quando alguém ora na igreja, eu sei que eu devo concordar com um caloroso "Amém!" no final. Mas por quê ?

Fonte: Guiame, com informações de Fervr.netAtualizado: quinta-feira, 28 de janeiro de 2016 às 13:53
Não basta dizer isso, porque todo mundo está dizendo isso (Foto: Reprodução)
Não basta dizer isso, porque todo mundo está dizendo isso (Foto: Reprodução)

Essa é uma palavra de uso diário, e nós a usamos sem sequer pensar. Sabemos que podemos e devemos usá-la, mas o que quero dizer quando a digo? Amém. Sim, aquela palavrinha que falamos ao final de cada oração. Quando alguém ora na igreja, eu sei que eu devo concordar com um caloroso "Amém!" no final. Mas por quê usar a palavra “Amém”?

Amém na Bíblia

Em 2 Coríntios 1:20, Paulo escreve "Porque não importa quantas promessas que Deus fez, eles são" Sim "em Cristo. E assim por meio dele, o "Amém" é falado por nós para a glória de Deus." Este versículo está escrito no contexto da fidelidade de Deus, especialmente quando se trata de enviar Jesus como a resposta às suas promessas. Quando Deus faz promessas, não há nenhum "talvez" envolvido. Ele fala com certeza e determinação. Quando se trata de nos salvar do pecado, Deus não diz "talvez" ou "Eu vou pensar sobre isso". Ele diz que "sim". E por causa da fidelidade de Deus, todo o povo de Deus pode gritar "Amém".

Há um senso de concordância relacionado à palavra “Amém”. Quando usamos esta palavra, nós estamos dizendo que estamos de acordo com o que está sendo dito. Se voltar para o original grego, a palavra “Amém” significa "verdadeiramente". Basicamente, isso significa "Ouvi o que você está dizendo e eu acho que isso é verdade. Eu quero declarar publicamente que eu concordo com o que está sendo dito."

Quando usamos esta palavra, nós estamos dizendo que estamos de acordo com o que está sendo dito (Foto: Reprodução)

Amém por isso!

Quando você diz Amém na igreja depois que alguém ora, você está dizendo "Eu concordo". Você está dizendo "Deus, que a oração foi essa que essa pessoa fez! Eu quero essas coisas também. Eu acho que eles são verdadeiras, corretas e adequadas, e eu quero dizer essas coisas para você também”. Portanto, tenha cuidado ao usar a palavra Amém. Não basta dizer isso, porque a oração terminou. Não basta dizer isso, porque todo mundo está dizendo isso. Ouça atentamente o que está sendo orado. Perceba que dizendo Amém, você está orando também. E Deus está ouvindo.

Dizer Amém é melhor que aplaudir

Você está em um momento de pregação incrível e o pregador termina de compartilhar a Palavra de Deus, então as pessoas vão aplaudir. Tenho certeza de que o seu coração está com a motivação correta, eles querem reconhecer a palavra que o pregador trouxe foi ouvida e eles apreciam o que foi dito. A intenção é uma boa. Mas a intenção e a realidade são duas coisas diferentes. Porque, na realidade, o que muitos no meio dos bem-intencionados estão dizendo ao aplaudir é que todo o crédito vai para o transmissor da mensagem, e não ao Deus que escreveu a Palavra que ele transmitiu. Então aqui está uma sugestão. Em vez de bater palmas simplesmente, diga um caloroso "Amém". Você gostou do que o orador disse? Você acha que o que ele disse é verdade e quer demonstrar que concorda? Você quer que todos saibam que você compartilha da verdade que há nessa mensagem? Ao final, diga "Amém"!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições